Clarice | Série baseada em O Silêncio dos Inocentes não terá Hannibal Lecter

Divulgação

Desde que foi anunciado que a CBS estava desenvolvendo uma sequência de O Silêncio dos Inocentes, muitos se perguntavam se o personagem mais icônico do filme, Hannibal Lecter, também estariam fazendo uma aparição em Clarice. No entanto, em uma entrevista recente ao Entertainment Weekly, o criador Alex Kurtzman confirmou que a série não será capaz de apresentar o genial serial killer ou mesmo mencioná-lo pelo nome devido a legalidades relativas aos direitos do personagem.

“Ainda estou tentando entender como os direitos são divididos”, disse Kurtzman. “Mas tem sido bastante libertador porque não temos interesse em escrever sobre Hannibal – não porque não amássemos os filmes e a série, mas porque foi feito tão bem por tantas pessoas que não parecia algo novo para nós.”

Além disso, Kurtzman também revelou que, além de Buffalo Bill, outro personagem de O Silêncio dos Inocentes terá um papel importante em Clarice, com Marnee Carpenter definida para retratar o papel de Catherine Martin, a filha do senador dos EUA que Starling resgatou no final do romance, bem como na aclamada adaptação para o cinema. Ele falou sobre um detalhe interessante sobre a personagem, confirmando que Catherine Martin decidiu adotar o poodle de Buffalo Bill, chamado Precious, para lidar com o trauma do sequestro.

“Catherine Martin é uma versão estranha e divertida de Clarice”, disse Kurtzman. “Ambas compartilharam essa experiência infernal, mas foram marcadas de maneiras diferentes. Enquanto Clarice está fugindo do medo e da dor, psicologicamente, Catherine ainda está bem. Então ela é como uma contadora da verdade.”

A produtora executiva Jenny Lumet acrescentou: “Uma das maneiras pelas quais Catherine lidou com seu trauma com Bill é que ela adotou Precious como seu próprio cachorro – o cachorro que representava a tortura, o cachorro que representava o assassino, o cachorro que representava tudo. O cão também representava calor, luz e liberdade. O único calor que ela tinha nesta sala de pedra. O que isso significa? Você vai se apaixonar por algo que representa a coisa mais estranha e mais fodida da sua vida?”

Situada em 1993, seis meses após os eventos de O Silêncio dos Inocentes, Clarice dá um mergulho profundo na história pessoal não contada da agente do FBI Clarice Starling quando ela retorna ao campo para perseguir assassinos em série e predadores sexuais enquanto navega nas apostas políticas de alto risco mundo de Washington, DC. Starling é descrita como brilhante e vulnerável. Ela se formou Magna Cum Laude pela UVA, com especialização dupla em Psicologia e Criminologia. Sua bravura lhe dá uma luz interior que atrai monstros e loucos para ela. Sua complexa constituição psicológica vem de uma infância desafiadora e seu impulso vem de sua necessidade de escapar do fardo dos segredos de família que a perseguiram por toda a vida.

A série é estrelada por Rebecca Breeds (Pretty Little Liars), Kal Penn (Designated Survivor), Michael Cudlitz (The Walking Dead ), Nick Sandow (Orange Is the New Black), Lucca De Oliveira (SEAL Team), Marnee Carpenter (Criminal Minds) e Devyn A. Tyler (The Purge). Jayne Atkinson (Criminal Minds), Shawn Doyle (The Expanse) e Tim Guinee (Homeland) vão estrelar papéis como convidados.

Clarice foi escrita e produzida pelos colaboradores frequentes Alex Kurtzman (Star Trek: Discovery) e Jenny Lumet, que também estão trabalhando juntos na próxima série da CBS All Access, The Man Who Fell to Earth. O projeto é uma co-produção entre a MGM e a CBS Television Studios em associação com o Secret Hideout de Kurtzman. Heather Kadin, do Secret Hideout, também será a produtora executiva com o co-produtor executivo de Aaron Baiers.

Baseado no romance de Thomas Harris, o filme O Silêncio dos Inocentes foi dirigido por Jonathan Demme (O Casamento de Rachel) a partir de um roteiro adaptado por Ted Tally. É estrelado por Jodie Foster e Anthony Hopkins em seus papéis icônicos como Clarice Starling e Dr. Hannibal Lecter. Em cima de seu sucesso comercial e de crítica com mais de US $ 270 milhões arrecadados no mundo inteiro, o filme varreu o top 5 das grandes categorias na 64ª edição do Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator e Atriz para as atuações incríveis de Foster e Hopkins. O papel de Clarice Starling foi assumido por Julianne Moore na sequência de Ridley Scott, Hannibal, em 2001. Se a série de TV Hannibal tivesse continuado, o produtor Bryan Fuller gostaria de ter escalado Ellen Page como Starling.

Clarice fará sua estreia na CBS e CBS All Access na quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021, mas ainda não tem data de lançamento programada no Brasil.