Cinco séries de TV que marcaram os anos 90

Reprodução/NBC

Saber como criar um blog sobre cultura nerd e geek é uma alternativa interessante para quem quer investir em um projeto na web, pois esses públicos são ávidos por conteúdo. Além disso, o habitat natural deles é mesmo a internet.

Ao apostar em postagens regulares, com texto atraente, vídeos e imagens que complementam a informação, é muito provável que o seu blog de cultura nerd colecione leitores e acessos.

Além disso, diante também de um bom trabalho com técnicas de SEO e de uma boa hospedagem de site, o tráfego elevado vai permitir que você tenha condições de monetizar esse blog, ganhando um bom dinheiro.

Na era da informação, investir na nostalgia pode ser uma boa ideia

É fato que hoje em dia o público nerd e geek, seguidores assíduos da Netflix e outros serviços de streaming, está sempre atento para as novas temporadas de séries e lançamentos de filmes.

No entanto, nem só de novidades respira o universo da cultura pop. É interessante notar também o quanto o conteúdo nostálgico faz sucesso entre nerds da velha guarda, aqueles que viveram o tempo das fitas VHS e da era pré-downloads.

Essa parcela do público guarda na memória afetiva cenas marcantes de séries que foram hits em décadas passadas e geralmente buscam informações a respeito delas.

Posto isso, não é surpresa que o conteúdo nostálgico atraia mais visualizações, compartilhamento e comentários para as postagens do seu blog.

Séries Noventintas que marcaram época

A década de 90, também conhecida como aquele último instante antes da humanidade se conectar à web, rendeu séries de TV que até hoje são comentadas em redes sociais e vídeos. Inclusive, algumas delas ainda são campeãs de downloads.

Portanto, se você tem um blog e quer fisgar aqueles nerds saudosistas, aqui vai uma lista de séries que valem algumas postagens. 

Friends

Friends

Ao lado da igualmente excelente Seinfeld, essa série foi um fenômeno na década de 90, abordando de maneira divertida as agruras do jovem adulto vivendo em uma grande metrópole no final do século XX.

Contudo, é interessante revisar o Friends e fazer um paralelo com os dias de hoje, reparando que mais da metade dos problemas e desencontros que ocorria no dia a dia dos seis amigos, seria facilmente sanada com um recado na rede social ou no WhatsApp.

Ainda assim, independente da tecnologia (ou falta dela), aqueles velhos dilemas humanos sobre sentimentos, ajuda mútua e relacionamentos abordados na série permanecem até hoje intactos.

Wonder Years

Anos Incríveis

A série Wonder Years (“Anos Incríveis” no Brasil) foi lançada bem no final dos anos 80, o que acabou conquistando aqueles que na década seguinte eram adolescentes.

A série é nostalgia pura ao mostrar para o jovem moderno do final do século XX o que era crescer junto com a ascensão do rock and roll e com o horror da Guerra do Vietnã.

O resultado foram seis temporadas que ainda fazem rolar uma lágrima saudosa no rosto de quem, mesmo com quarenta anos, lembra com carinho dos tempos de infância.

Barrados no Baile

Barrados no Baile

Não carregava o teor irônico de um Friends, nem investia no saudosismo de Anos Incríveis, mas “Barrados no Baile” trouxe à tona, de um jeito bem pé no chão, questões sociais pertinentes, como estupro, alcoolismo e homofobia. 

A série se tornou um fenômeno cultural na época e ajudou a cunhar o termo “drama adolescente” em qualquer conteúdo televisivo que seguisse a mesma abordagem, colocando nos holofotes dilemas e conflitos entre os jovens. 

Arquivo X

Arquivo X

Bebendo na fonte de séries mais antigas, como Twilight Zone, usando e abusando de teorias conspiratórias e pegando carona na narrativa cinematográfica da contemporânea Twin Peaks, a série Arquivo X criou uma legião de fãs devotos nos anos 90.

Se existissem Twitter e Facebook naquela época, “eu quero acreditar” que Arquivo X estaria entre os trending topics. 

A série ficou famosa por seu conteúdo recheado de investigação, ora mergulhando na ficção científica, ora andando de mãos dadas com o sobrenatural. O bordão “isso parece muito Arquivo X” até virou sinônimo de “isso é muito estranho” em diálogos corriqueiros.

X-Men (Série animada)

X-Men (Série animada)

Durante muito tempo, nos anos 80, os mutantes foram os grandes protagonistas do universo Marvel. Eis que em 1992, com o lançamento da série animada, os X-Men ganharam ainda mais os holofotes.

Em cinco temporadas, a série adaptou para a TV (com excelência) várias sagas que foram sucessos nas revistas. A “saga da Fênix” e “Programa de Extermínio” são alguns exemplos.

Falando em série de animação de super-heróis dos anos 90, vale uma menção honrosa para a do Homem-Aranha (1994) e para a do Batman (1992). Assim como a dos X-Men, ambas traduziram perfeitamente a mitologia dos seus respectivos personagens.

Conclusão

A época sem Netflix, redes sociais e Youtube, os anos 90 foram aquele período que o termo “maratonar” uma série era algo inimaginável. Por isso, aguardar as cenas do próximo capítulo era aguardar o dia seguinte ou, até mesmo o ano seguinte para a próxima temporada.

Portanto, para trazer um sabor mais nostálgico para o seu blog, faça algumas postagens trazendo curiosidades e informações sobre essas e outras séries que marcaram aquela década.

E aí? Você se lembra de mais alguma série que marcou a sua infância nos anos 90? Fala aqui pra gente qual foi e como ela marcou a sua juventude.