As melhores séries de ficção científica para maratonar

Você quer romance? Você quer um drama familiar? Você está procurando histórias heroicas sobre policiais, advogados, médicos e médicos-advogados? Na vida real já temos todas essas coisas! Para passar o tempo, o melhor mesmo é mergulhar em uma história fantástica que só poderia acontecer na ficção.

Pra te ajudar a encontrar uma nova série para maratonar, juntamos em uma lista muitos programas com robôs malucos, futuros distópicos, viagens no tempo e até imortalidade, todas disponíveis nas várias plataformas de streaming.

TIMELESS

timeless

Sobre o que é: um trio viaja no tempo para salvar o futuro de uma organização misteriosa que deseja mudar a história.

Por que vale a pena assistir: os programas de viagens no tempo podem ser confusos, cheios de paradoxos, teorias arrebatadoras e buracos na trama, mas Timeless de Eric Kripke usou a viagem no tempo de maneira simples e esplêndida nesta série de aventuras arrebatadoras. Uma historiadora, um engenheiro e um soldado são enviados de volta ao passado para impedir que a organização vilã conhecida como Rittenhouse altere a história, a fim de mudar o futuro para sua vantagem, encontrando figuras famosas e ignoradas da história – geralmente minorias e/ou mulheres – pelo caminho. Nesse sentido, Timeless é quase tão educacional quanto emocionante. Mas a verdadeira força de Timeless vem de seus personagens e de seus relacionamentos, como o romance épico entre Lucy (Abigail Spencer) e Wyatt (Matt Lanter). Timeless é o tipo de série de ficção científica para pessoas que geralmente fogem do gênero.

Disponível no: Claro Video

ORPHAN BLACK

Orphan Black
Sobre o que é: uma mulher descobre que ela pode não ser a única dela mesma!

Por que vale a pena assistir: Orphan Black entrou em cena em 2013, saindo do nada para surpreender críticos e telespectadores com sua premissa astuta: uma vigarista testemunha o suicídio de outra mulher que se parece muito com ela, levando-a por um buraco de coelho de clones e conspirações. A série da BBC America combina ação, ficção científica e humor extremamente bem, criando personagens que você vai adorar. A camaleão Tatiana Maslany ganhou um Emmy por seus papéis de muitas versões diferentes da mesma mulher.

Disponível na: Netflix

BATTLESTAR GALACTICA

BATTLESTAR GALACTICA
Sobre o que é:
uma recriação do clássico dos anos 70, no qual robôs alienígenas ameaçam acabar com os humanos.

Por que vale a pena assistir: Battlestar Galactica é considerada uma das melhores séries de ficção científica de todos os tempos. A opinião de Ronald D. Moore acrescenta aumenta a paranoia de todos de que os Cylons podem se passar por humanos, então a tripulação da Galactica percebe que alguns de seus membros podem ser Cylons disfarçados, mesmo que os Cylons não saibam disso. Assista à minissérie que lançou a série primeiro e depois mergulhe nas próximas duas temporadas. As últimas temporadas não foram bem recebidas por todos, mas ainda vale a pena a jornada.

Disponível no: Amazon Prime Video

ARQUIVO X

arquivo x
Sobre o que é:
dois agentes do FBI investigam o paranormal e o inexplicável – OVNIs, fantasmas e até canibais.

Por que vale a pena assistir: é um clássico por um motivo. Arquivo X definiu o molde do gênero com Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) – o crente definitivo e cética, juntos para investigar o inexplicável. Mas a série da Fox sempre foi inteligente demais para traçar uma linha clara entre fé e ciência; até Mulder queria provas e até Scully tinha sua religião. Esta é a coisa mais científica sobre a ficção científica de Arquivo X: os heróis do programa são duas pessoas dispostas a mudar todo o seu sistema de crenças para obter a verdade.

Disponível no: Claro Video

BLACK MIRROR

black mirror
Sobre o que é:
esta série antológica conta histórias diferentes a cada episódio sobre os perigos da tecnologia e as depravações para as quais as pessoas a usarão. Dos mundos digitais às distopias obscuras, Black Mirror o fará considerar se você deve cortar todos os fios que possui para garantir sua segurança.

Por que vale a pena assistir: se você está com vontade de começar a odiar a raça humana, Black Mirror é o programa de ficção científica para você. Enquanto a maioria das histórias é um pouco deprimente (e algumas são terrivelmente limítrofes), algumas são animadoras o suficiente para limpar seu paladar (confira San Junipero da terceira temporada ou Hang the DJ da quarta temporada para alegrar seu coração). A melhor parte dessa série é que, embora você definitivamente fique viciado, o fato de ser uma série antológica significa que você não se encontrará necessariamente vendo um episódio seguido do outro até as 3 da manhã para saber o que vai acontecer.

Disponível na: Netflix

DOCTOR WHO


Sobre o que é:
O Doutor, um alienígena humanoide de uma raça extinta chamada Time Lords, viaja pelo universo na Tardis, uma nave espacial que viaja no tempo e espaço e assume a forma de uma cabine telefônica. Juntamente com seus companheiros humanos, o Doutor regularmente salva o mundo da destruição com suas inteligência rápida e aventuras oportunas.

Por que você deve assistir: Se você está procurando algo um pouco menos intenso e mais excêntrico, Doctor Who é o programa para você. Normalmente, cada episódio viaja para um novo período de tempo ou galáxia (geralmente ambos), onde o Doutor e seus companheiros do momento têm aventuras malucas enquanto escapam das garras malignas dos Daleks ou dos Cybermen. Embora, quando você menos espera, o programa sabe exatamente como atingi-lo onde dói. Portanto, embora seja uma série leve e engraçada, esteja preparado para chorar também. Jodie Whittaker (Broadchurch) se juntou à série como a primeira Doutora na 11ª temporada.

Disponível no: Globo Play

ALTERED CARBON

altered carbon
Sobre o que é:
no futuro, os cientistas encontraram uma maneira de digitalizar e salvar a consciência humana, permitindo que as mentes das pessoas sejam copiadas e transportadas de um corpo para outro, essencialmente tornando os seres humanos imortais. Quando um dos homens mais ricos do universo é assassinado – embora sua consciência copiada obviamente sobreviva – ele contrata Takeshi Kovacs (Joel Kinnaman/Will Yun Lee), um mercenário de centenas de anos para descobrir quem o “matou”. Na segunda temporada, Kovacs (Anthony Mackie), em um corpo totalmente novo, procura seu amor perdido há muito tempo enquanto investiga uma série de novos assassinatos.

Por que vale a pena assistir: esta série futurista fará sua cabeça girar com incríveis avanços tecnológicos e um mistério quase confuso demais para desvendar.

Disponível na: Netflix

THE 100


Sobre o que se trata:
quase 100 anos após a guerra nuclear acabar com a raça humana na Terra, os únicos sobreviventes são os membros a bordo de uma estação espacial conjunta chamada A Arca que circula o mundo. Quando a superpopulação se torna um problema, a Arca decide enviar 100 adolescentes delinquentes ao chão para ver se a Terra é habitável, mas esses desajustados encontram mais do que se espera quando chegam.

Por que vale a pena assistir: supondo que as palavras “apocalipse” e “adolescentes” não o pegaram, The 100 vale ser conferida simplesmente pela narrativa dinâmica. Em vez de focar nos adolescentes atraentess que dirigem uma comunidade, o programa mostra o quanto os humanos permanecerão vivos e se essa sobrevivência exige que você perca o que é que o torna humano. É uma visão bastante perspicaz do futuro e, com quatro temporadas (e uma quinta atualmente no ar), é uma boa e longa série para você maratonar bastante.

Disponível na: Netflix

FIREFLY


Sobre o que é:
Cowboys espaciais. Preciso dizer mais?

Por que vale a pena assistir: Que lista estaria completa sem o clássico cult Firefly? Esta série de curta duração deixou os fãs doidos em 2002, embora tenha sido cancelada após apenas 14 episódios. Isso faz com que seja uma maratona rápida, cheia de tiroteios e contrabando, que o deixarão implorando por mais. Se você quiser um fim para a história, terá que ver o filme de encerramento, Serenity, que está atualmente disponível no Amazon Prime Video.

Disponível no: Claro Video

WESTWORLD

westworld
Sobre o que é:
um parque de diversões com tema velho oeste serve como um playground para os muito ricos, mas os habitantes locais não são atores – são robôs. Os avanços revolucionários na tecnologia de inteligência artificial permitiram que os anfitriões incrivelmente realistas imitassem o comportamento humano e servissem como entretenimento do parque, mas, infelizmente, esses anfitriões não sabem que o mundo em que vivem (e morrem repetidamente) não é realmente real – ou é?

Por que você deve assistir: Apesar de ter uma segunda temporada mais instável, Westworld é uma ótima série que o manterá grudado na cadeira. Você também terá o benefício adicional de obter as respostas para as perguntas mais impactantes de cada temporada muito mais rapidamente do que os espectadores que tiveram que esperar de uma semana para a outra quando a série estava sendo exibida na HBO. Desde que você se lembre de que literalmente qualquer pessoa pode ser um robô a qualquer momento e de que podem existir muitas linhas do tempo, você aproveitará sua viagem ao Westworld.

Disponível no: HBO Go

DARK

dark
Sobre o que é:
graças a um buraco de minhoca nas cavernas subterrâneas sob a usina local, coisas estranhas começam a acontecer na pequena cidade alemã de Winden. Viagem no tempo, filhos desaparecidos e segredos de família se entrelaçam em um emocionante mistério que se estende por três gerações.

Por que você deve assistir: Dark é o primeiro original em alemão da Netflix. Teias emaranhadas de viagens no tempo e segredos de família combinam bem com o estranho senso de humor do programa, criando um mistério interessante que o manterá acordado até tarde da noite. E o melhor é que ainda dá tempo de ver as duas temporadas disponíveis e já acompanhar a terceira quando ela sair no dia 27 de junho de 2020.

Disponível na: Netflix

THE EXPANSE

the expanse
Sobre o que é
: em um futuro em que os humanos colonizaram o sistema solar, os preconceitos dividiram a humanidade em três campos: Terra, Marte e O Cinturão (um cinturão de asteroides). Mas quando uma misteriosa tecnologia alienígena é descoberta e uma conspiração política que abrange o sistema solar começa a se desfazer, cabe ao idealista James Holden (Steven Strait) tentar salvar a humanidade da arma alienígena em potencial – e deles próprios.

Por que você deveria assistir: A parte mais intrigante de The Expanse são as intrincadas maquinações políticas e de construção do mundo que destacam as coisas legais de ficção científica, como batalhas espaciais e até tortura por gravidade. O conflito interplanetário no centro da história do programa cria uma tonelada de arcos suculentos que são construídos em direção a algumas revelações seriamente imprevisíveis.

Disponível no: Amazon Prime Video