As melhores animações baseadas em HQs – Parte 2

Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites

 

Essa série da Warner/DC é um verdadeiro marco das animações de super-heróis. O diferencial era a continuidade da série, que lembra realmente uma série mensal de HQs, e os excelentes roteiros de Paul Dini, Bruce Timm e outros grandes roteiristas. A Liga da Justiça foi apenas o ponto final iniciado por Batman Animated Series, Superman Animeted Series e Batman Beyond. A coesão desse mundo é incrível e é perceptível o plano de longa data idealizado pelos roteiristas. Outro diferencial da série é a ótima adaptação de arcos famosos como, por exemplo, O Homem Que Tinha Tudo (clássica história de Alan Moore e Dave Gibbons sobre o Superman). A animação também introduziu para o grande público personagens interessantes como: o Lanterna Verde John Stewart e o Flash Wally West. Talvez a DC tivesse melhor sorte no cinema se olhasse com mais atenção sua bem-sucedida linha de animações.

Os Vingadores: Os Super-Heróis mais Poderosos da Terra

Durante quase toda a história da Marvel, os Vingadores nunca foram o principal grupo da Casa das Ideias, entretanto, com a chegada de Brian Michael Bendis aos quadrinhos do grupo e a promessa de formação da equipe no cinema essa situação mudou por completo. Com esse cenário positivo montado, Vingadores: Os Super – Heróis mais Poderosos da Terra foi lançado e apresentou a maior equipe da Marvel para várias pessoas antes mesmo do filme de 2012. Além dos medalhões Capitão América, Thor e Homem de Ferro; a série apresentou ao público outros grandes nomes como: Pantera Negra, Miss Marvel, Vespa e Homem Formiga (bem antes de seus respectivos filmes). O maior acerto da animação foi a adaptação quase perfeita de vários arcos dos quadrinhos, que ainda conseguiam criar um sentimento de continuidade e de um universo vasto e coeso.

Super Choque

Em tempos que a diversidade racial é tão discutida, é sempre bom lembrar que Super Choque já era um bom exemplo disso no começo dos anos 2000. Originalmente criado pelo roteirista Dwayne McDuffie para a Milestone Comics, Super Choque é um super-herói negro com poderes de eletricidade, que combate outros meta-humanos criminosos na cidade de Dakota. O grande diferencial da animação era a qualidade de seu roteiro misturada com temas relevantes como: racismo, relação entre pais e filhos e aceitação. Além disso, a integração de Super Choque no universo animado da DC contribui muito para sua popularização. Outro destaque é o grande carisma de Virgil com sua personalidade leve e piadista, que lembra muito o Homem-Aranha em vários sentidos.

Spawn


Spawn foi um dos primeiros super-heróis da Image Comics, criada por desenhistas descontentes com as políticas autorais da Marvel no começo dos anos 90. O Soldado do Inferno é criação de Todd McFarlane, conhecido por seus desenhos no Homem-Aranha, que alguns dizem serem os melhores até hoje. Spawn era originalmente Al Simmons, um brilhante soldado, que cumpria todos os tipos de missões para seu país, entretanto, após começar a questionar seus superiores, acaba morto. No inferno, Al faz um pacto com um demônio para voltar à Terra e rever sua esposa, Wanda, mas acaba enganado e se torna um Spawn, um soldado do inferno, que tem a missão de engrossar as fileiras do inferno em uma vindoura guerra com o Paraíso. A animação de Spawn era transmitida pela HBO, o que permitia quase nenhuma censura e adaptava com perfeição o clima do quadrinho e toda sua visceralidade. Infelizmente, a animação só teve três temporadas e acabou com um gancho que nunca foi finalizado.

O Batman


Se Batman animated series foi um sucesso estrondoso e apresentou o Cruzado Encapuzado para toda uma geração, existe outra animação do Homem-Morcego que também deve ser lembrada. Chamada apenas de The Batman, essa animação de 2008 se diferenciou por apresentar uma estética gráfica bem exótica, mas que respeitava muito a essência de todos os personagens e mantinha o ambiente gótico das animações passadas. Essa ousadia gráfica serviu bastante para chamar à atenção de potenciais novos fãs do Batman, mas ainda conseguia dialogar de forma magistral com os leitores das antigas. Além de incluir vários personagens consagrados do núcleo do Cavaleiro das Trevas, a animação ainda contou com a participação de vários heróis da DC e, inclusive, com a Liga da Justiça em sua última temporada.