X-Men Animeted Series

 

Essa é sem dúvidas uma das melhores adaptações de Quadrinhos em todas as mídias. A série animada dos anos 90 fez parte da infância de muitas pessoas e, com certeza contribuiu para a popularização dos mutantes e para a realização do filme de Brian Singer em 2000. O que diferencia essa animação de outras dos mutantes é a fidelidade quase perfeita da adaptação. Arcos como: Dias de um Futuro Esquecido, a Saga da Fênix Negra e Era do Apocalipse foram mostrados na telinha de forma impecável e, para completar o design dos X-Men era do desenhista Jim Lee, um dos mais reconhecidos ilustradores dos mutantes isso, também alavancava as vendas das HQs, pois o visual dos personagens era o mesmo em ambas as mídias. Ainda hoje é difícil não ouvir a música de abertura quando se fala dessa série.

Batman animated series e Batman Beyond

Se pelo lado da Marvel X-Men animated series foi um marco para a Casa das Ideias, o outro marco só que da Distinta Concorrência é sem dúvida alguma Batman animated series. Além do excelente filme de Tim Burton de 1989, outro fator que virou, sem dúvida, o jogo a favor do Cavaleiro das Trevas em outras mídias foi essa excelente animação idealizada pelos geniais Bruce Timm e Paul Dini. As ótimas tramas da animação marcaram de uma vez por todas a real caracterização do Cruzado Encapuzado e deixaram de lado toda a galhofa, que era marca da série de Adam West nos anos 60 e que permeava o imaginário popular. Além das excelentes adaptações de várias histórias do Batman, os criadores ainda conseguiram extrapolar o mundo do Homem-Morcego e criaram uma realidade alternativa no futuro, que contava histórias inéditas do sucessor de Bruce Wayne como Batman (Batman Beyond), que mantinham a mesma qualidade.

Homem-Aranha/2008

É inevitável a importância que a série dos anos 90 do Teioso teve para muitos nerds. Eu mesmo conheci o personagem mais a fundo com esse desenho, que adaptava muito bem vários arcos como: A Saga do Clone e Guerras Secretas, entretanto, o ritmo da animação ficou um pouco datado e sua qualidade não era das melhores nem mesmo para a época. O mesmo não pode ser dito de The Spectacular Spider-Man. Essa animação se baseava na linha Ultimate do Homem-Aranha, o que por si só já era um acerto em termos de tom e atualização do personagem. As histórias de Peter nunca foram mostradas de forma tão fiel, emotiva e cativante quanto nesta animação. Infelizmente, a série não teve um encerramento, o que só contribui para o sentimento de oportunidade perdida. Mas essa é com certeza a melhor adaptação do Aranha para as animações.

Superman Animated series

O Superman de Chritopher Reeve permeou o imaginário de toda uma geração e ainda o faz nos dias de hoje. Entretanto, a versão do Homem de Aço concebida por Bruce Timm e Paul Dini foi a responsável por apresentar de forma magistral o ideal do Homem do Amanhã para mais uma geração. A receita de bolo não é muito diferente do que os roteiristas já tinham feito com o Batman, ou seja, respeitar a essência do personagem, adaptar as melhores histórias e evocar tudo de melhor que o Superman tinha para contar com uma trama extremamente bem escrita.

X-Men Evolution

Enquanto X-Men Animated Series foi responsável pela devoção de uma massa de fãs nos anos 90, X-Men Evolution fez basicamente a mesma coisa nos anos 2000. A série buscava uma inspiração maior na linha Ultimate dos Filhos do Átomo, entretanto, a animação tinha uma visão própria, marcada pelo rejuvenescimento de todos os mutantes e os colocou em um ambiente escolar, que servia de pano de fundo para todos os questionamentos inerentes aos X-Men como: preconceito, bullying e aceitação das diferenças. A nova caracterização dos personagens contribuiu muito para a modernização dos conceitos chaves e para o sucesso com o público mais jovem, mas que também agradava fãs de longa data. Apesar de ter uma qualidade inegável, a animação terminou com um gancho, que infelizmente nunca foi concluído.

Comentários

Notícias relacionadas