Arrowverse Arrowverse

Arrowverse tem audiência cada dia menor, entenda

Divulgação

A temporada de televisão 2020-2021 tem sido difícil para as séries do Arrowverse da rede The CW, com a audiência de cada uma delas caindo drasticamente nos últimos tempos A tendência fez com que muitos na mídia de entretenimento começassem a especular sobre o possível fim do Arrowverse. Embora muitos possam acreditar que essa perda de visualização se deve à pandemia, a realidade é que os problemas de audiência começaram antes disso.

Novas temporadas de Supergirl, The Flash, Legends of Tomorrow, Batwoman e Raio Negro tiveram números de audiência baixos desde seu retorno em 2021, conforme relatado pelo Cosmic Book News. Mesmo a elogiada Superman & Lois, após o sucesso inicial de audiência, teve uma queda significativa quando voltou após uma pausa de dois meses no ar, juntando-se a outras séries do Arrowverse com audiência em declínio. A rede tentou fazer modificações em sua grade de programação e incluir os episódios em seu streaming, mas nada fez com que os números subissem.

Divulgação

Crise Nas Infinitas Terras tinha o objetivo de unir todas as séries do Arrowverse e facilitar futuros crossovers. Porém, uma série de eventos do mundo real, como o efeito da pandemia na produção, a saída de Ruby Rose de Batwoman, e o fim de Supergirl e Raio Negro, fizeram com que a CW falhasse em cumprir essa promessa. Esses eventos, combinados com o fim da série que foi o início de tudo, Arrow – que concluiu com baixa audiência, de acordo com o Comicbook.com – deram aos fãs menos razões para investirem neste universo de super-heróis.

A narrativa pós-crise poderia significar mudanças ousadas para os personagens, mas a maioria das séries apresentou apenas pequenos ajustes no enredo em resposta à criação revolucionária da Terra-Prime. Questões trazidas pela crise, como memórias de Terras anteriores ou a possibilidade de outras versões dos personagens existirem mal foram tocadas em novos episódios, com muitas das séries sendo inconsistentes em como lidaram com seu mundo pós-crise.

Outro fator frequentemente citado como causa do declínio da audiência do Arrowverse é relacionado às histórias que os programas estão contando. Depois de várias temporadas no ar, séries como The Flash, Supergirl e Legends of Tomorrow têm muitos personagens, o que torna difícil para os roteiristas darem a cada um uma história convincente para manter o interesse dos espectadores ano após ano. Como resultado, os fãs que passaram anos investindo em personagens específicos podem estar se afastando por não estarem contentes com a falta de desenvolvimentos desses personagens. Outra preocupação apontada pelo Polygon.com é que o foco dos programas do Arrowverse está “nos relacionamentos e problemas pessoais” e não em “salvar o mundo de monstros assustadores”.

Mas nem tudo está ruim. Séries recentes como Stargirl estão sendo bem-sucedidas porque apresentam uma mistura mais uniforme de drama interpessoal e batalhas clássicas de super-heróis. Além disso, a primeira temporada da série tem apenas 13 episódios, o que dá muito menos margem para enrolação. Outras séries poderiam se beneficiar de temporadas mais enxutas.

Superman & Lois
Divulgação

Outra série recente que está funcionando é Superman & Lois, que estreou em 2021 com boas críticas e bons números de audiência. A CW investiu um grande orçamento de produção no programa,  principalmente nos efeitos especiais. Também foi adotado um novo formato de exibição nos Estados Unidos, com o episódio sendo lançado no canal de TV, exibido no site da CW em versão estendida no dia seguinte e em seguida, disponibilizado no serviço de streaming HBO Max. A rede mostrou sua confiança na nova série, renovando para a segunda temporada antes mesmo da estreia da primeira. Os bons números de Superman & Lois permaneceram consistentes nos episódios após a estreia, indicando que o programa provavelmente trouxe novos espectadores para a rede ou até mesmo atraiu aqueles que haviam deixado de lado o Arrowverse.

A tendência positiva continuou até que Superman & Lois teve um hiato de sete semanas devido a atrasos na produção causados ​​pela pandemia. Conforme citado anteriormente, após seu retorno, a série teve uma queda de mais de 500 mil espectadores em relação ao seu último episódio pré hiato, que contou com mais de 1,2 milhões de espectadores. Ainda não se sabe se a queda sinaliza que a série está começando a seguir a mesma tendência das outras ou se foi apenas uma anomalia.

A programação de 2021-2022 pode indicar que a rede está procurando soluções para seu problema de audiência, incluindo mudanças de datas e horários, para encaixar as novas temporadas em faixas menos competitivas. Também anunciaram a intenção de fazerem novos crossovers. Além disso, a CW também encomendou uma nova série para a próxima temporada, Naomi, uma nova super-heroína do cânone dos quadrinhos da DC.

O que você acha que poderia melhorar no Arrowverse? Conta pra gente nos comentários!