25 séries de televisão que foram adaptadas de livros

Divulgação

“O livro é melhor” é uma frase que você ouve com frequência quando se trata de adaptações de livros para as telas e, às vezes, é verdade. Mas, e dizemos isso como fãs de livros, há muitas adaptações de TV que são tão boas quanto os livros em que elas se baseiam – algumas são ainda melhores do que o material de origem.

As séries tem um formato que pode ser mais adequado para adaptações de livros do que os filmes, onde você precisa compactar tudo em cerca de duas horas. Com a televisão, você pode passar vários episódios conhecendo os personagens, suas motivações e realmente mergulhar na história.

Algumas adaptações de livros tornaram-se praticamente obrigatórias de serem vistas pelos amantes de séries, entre elas Game of Thrones e The Handmaid’s Tale. Mas não é apenas na televisão moderna que as adaptações de livros brilham, afinal séries clássicas como Orgulho e Preconceito de 1995 ainda é reexibida de tempos em tempos e continua atraindo muitos espectadores.

Aqui, para seu prazer de ler e assistir, estão novas e antigas adaptações de livros na TV, incluindo tudo, desde fantasia e distopia à vida moderna.

THE LAST KINGDOM

Divulgação

The Last Kingdom é uma série de televisão histórica baseada na série de livros Crônicas Saxônicas de Bernard Cornwell. A série é ambientada em 872, quando muitos dos reinados que hoje compõem a Inglaterra caíram nas mãos dos vikings. O jovem Uhtred (Alexander Dreymon), um nobre que perdeu os pais em um dos ataques dos vikings é levado e criado por eles, Uhtred cresce e se torna um guerreiro. Mais tarde, ele parte com a missão de conquistar as terras onde nasceu. Enquanto isso, o Rei Alfredo (David Dawson), do Reino de Wessex, enfrenta problemas políticos e religiosos para unificar os reinos e transformá-lo no que hoje é a Inglaterra.

As quatro temporadas de The Last Kingdom estão disponíveis na Netflix.

THE WITCHER

Divulgação

Baseado na série best-seller de mesmo nome do escritor polonês Andrzej Sapkowski, The Witcher é o conto de Geralt of Rivia (Henry Cavill), um caçador de monstros solitário. O destino o joga no caminho de uma poderosa feiticeira e de uma jovem princesa com um segredo perigoso e os três precisam aprender a navegar juntos no continente cada vez mais volátil.

A primeira temporada de The Witcher está disponível na Netflix.

OUTLANDER


Viagem no tempo encontra o romance nos livros de Diana Gabaldon, Outlander, uma série de obras ficção histórica para a qual você precisa reservar um bom tempo caso queira ler, já que cada volume tem cerca de 700 páginas.

A série de TV acompanha Claire Randall (Caitriona Balfe) que, durante a lua de mel com seu marido Frank Randall (Tobias Menzies) em 1946, é transportada de volta para a Escócia em 1743, onde ela deve usar sua inteligência para sobreviver, enquanto se apaixona por Jamie Fraser (Sam Heughan), e tenta escapar do ancestral maligno de seu marido, Black Jack Randall. Há muito romance, perigo e drama nos livros e na série, e ambos ficam bastante sombrios às vezes.

Outlander está disponível na Netflix, no Claro Video e no Fox Premium.

VOCÊ

Penn Badgeley, mais conhecido como Dan Humphrey de Gossip Girl, trouxe um nível assustador de estranheza ao seu personagem, Joe, em Você. Adaptada do thriller de Caroline Kepnes, a primeira temporada da série segue Joe e seu relacionamento com Guinevere Beck (Elizabeth Lail), que ele conhece quando ela faz compras na livraria que ele administra. A dupla se envolve romanticamente, mas a versão de cortejar de Joe inclui perseguição, mentiras e até assassinato. Joe retornou na segunda temporada, baseada na sequência Corpos Ocultos.

As duas temporadas de Você estão disponíveis na Netflix.

GOSSIP GIRL

As melhores amigas e ocasionalmente inimigas Serena van der Woodsen (Blake Lively) e Blair Waldorf (Leighton Meester) começaram a vida nas páginas da série de livros de Cecily von Ziegesar. Situado no Upper East Side de Nova York, o programa e os livros seguem um grupo de jovens ricos que navegam em relacionamentos e na vida, vigiados pela anônima Gossip Girl.

Gossip Girl está disponível na Netflix.

MISS FISHER’S MURDER MYSTERIES

Phryne Fisher (Essie Davis) é uma detetive por excelência nesta série de crimes australiana chique e inteligente. Situada na recém industrial Melbourne, na brilhante Era do Jazz, Miss Fisher’s Murder Mysteries segue a independente e rica Phryne Fisher enquanto ela rastreia ladrões, resolve assassinatos, resgata mulheres e quebra o coração de todo pretendente que passa pelo seu quarto. Baseada em uma longa série de livros de Kerry Greenwood, a série também contém algumas das roupas mais bonitas da televisão.

As três temporadas de Miss Fisher’s Murder Mysteries estão disponíveis na Netflix.

HIS DARK MATERIALS: FRONTEIRAS DO UNIVERSO

O primeiro livro da trilogia Fronteiras Do Universo, de Philip Pullman, já havia sido transformado em filme, estrelado por Nicole Kidman e Daniel Craig, mas não se saiu muito bem e nenhuma sequência foi feita. Mas estamos felizes com isso, porque isso fez com que ganhássemos uma adaptação para a televisão.

Os livros seguem Lyra (Dafne Keen), que vive em um mundo paralelo ao nosso, em sua busca para descobrir mais sobre um material chamado “o pó” e sua batalha para salvar o mundo. Estrelando Lin Manuel Miranda, Ruth Wilson e James McAvoy, a primeira temporada da série foi exibida em 2019 e uma segunda será lançada ainda em 2020.

A primeira temporada de His Dark Materials: Fronteiras do Universo está disponível no HBO GO.

GOOD OMENS

Belas Maldições, de Terry Pratchett e Neil Gaiman, conta a história sobre a humanidade estar se preparando para um apocalipse iminente – e um anjo e um demônio que se unem para sabotar o fim do mundo. A adaptação, Good Omens, foi uma das séries mais aguardadas de 2019 e valeu a pena esperar. Seu elenco fantástico inclui David Tennant, Michael Sheen e Jon Hamm.

Good Omens está disponível no Amazon Prime Video.

THE HANDMAID’S TALE

Divulgação

O que seria essa lista sem The Handmaid’s Tale? Baseado no livro O Conto Da Aia, escrito em 1985 por Margaret Atwood, o programa se passa em uma versão distópica dos Estados Unidos conhecida como Gilead. Lá, um governo totalitário transformou todas as mulheres que podem ter filhos em criadas, designadas para os lares da elite dominante, para engravidar e ter filhos para esses homens e suas esposas.

A série de TV ganhou vários prêmios, incluindo o Emmy para a estrelas Elisabeth Moss e Ann Dowd, e recebeu elogios da crítica. A série foi além do romance original, com três temporadas no total (até agora).

Para aqueles que desejam retornar a Gilead nas páginas, Os Testamentos, de Atwood, foi publicado no outono de 2019 e conta a história 15 anos após a cena final de O Conto Da Aia.

As duas primeiras temporadas de The Handmaid’s Tale estão disponíveis no Globo Play.

GAME OF THRONES

Divulgação

Quem pensaria que um programa sobre dragões e inverno, baseado em uma série épica de livros de fantasia, se tornaria um fenômeno da TV moderna? Mas Game of Thrones, que leva o nome do primeiro livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R Martin, permaneceu uma sensação enorme até seus momentos finais, que foram ao ar em 2019.

O programa de TV e os livros são sobre as batalhas para controlar os Sete Reinos de Westeros. O programa de TV correu à frente dos livros que até agora foram publicados, embora em consulta com o próprio Martin, então tudo o que você vê na tela é oficial e aprovado pelo criador – mesmo que não tenha agradado muitos dos fãs.

As oito temporadas de Game Of Thrones estão disponíveis no HBO GO.

PIQUENIQUE EM HANGING ROCK

Divulgação

Baseada no sinistro e perturbador romance australiano de mesmo nome de Joan Lindsay, Piquenique em Hanging Rock conta a história do desaparecimento de um grupo de adolescentes de um prestigiado internato rural. Natalie Dormer é Hester Appleyard, a inescrutável diretora da escola, enquanto as jovens atrizes australianas Lily Sullivan, Madeleine Madden e Samara Weaving interpretam os papéis das três garotas desaparecidas. Cheio de mistério, intrigas e pavor lento, Piquenique em Hanging Rock é um tipo moderno de suspense que o deixará querendo mais no final de cada episódio.

Piquenique em Hanging Rock está disponível no Globo Play.

BIG LITTLE LIES

Divulgação

Pequenas Grandes Mentiras de Liane Moriarty conta uma história de assassinato em uma comunidade australiana abastada. Para o programa de TV, adaptado e estrelado por Reese Witherspoon e Nicole Kidman, história foi levada para os Estados Unidos. O elenco estelar da série – ao lado de Witherspoon e Kidman – foram atores como Shailene Woodley, Zoe Kravitz, Laura Dern e Alexander Skarsgard – retratou um mundo de inveja e grandes segredos em uma série viciante. Se isso não é suficiente para influenciar você, queremos te contar que lenda Meryl Streep se juntou ao elenco para a segunda temporada.

Big Little Lies está dosponível no HBO GO.

SHARP OBJECTS

Divulgação

A “garota legal” de Gillian Flynn foi trazida à vida na adaptação cinematográfica da best-seller Garota Exemplar, estrelado por Rosamund Pike. Garota Exemplar é o mais famoso dos romances de Flynn, mas outro também foi adaptado, desta vez para a telinha.

Sharp Objects, a adaptação do livro Objetos Cortantes, tem Amy Adams como a jornalista Camille Preaker, que retorna à sua cidade natal para relatar o sequestro e assassinato de duas meninas. Em casa, ela volta a ter contato com sua mãe distante e sua meia-irmã e descobre que precisa enfrentar seus próprios demônios para entender o que aconteceu com as duas garotas.

Sharp Objects está disponível no HBO GO.

ORGULHO E PRECONCEITO

Divulgação

O livro clássico de Jane Austen gerou muitas adaptações, mas uma das melhores é a versão da BBC de 1995. Orgulho e Preconceito conta a história da obstinada e independente Elizabeth Bennet (Jennifer Ehle) – a segunda mais velha das cinco irmãs – e do frio e fechado Sr. Darcy (Colin Firth). É repleto de comentários sociais sobre o papel das mulheres e do casamento na era da Regência, na Grã-Bretanha, e é maliciosamente engraçado. Não é de admirar que de tempos em tempos seja feita uma nova adaptação para as telas.

Infelizmente, Orgulho e Preconceito não se encontra disponível em nenhum streaming no momento.

A DESCOBERTA DAS BRUXAS

Divulgação

Bruxas, vampiros e demônios se transformam em adultos na trilogia de Deborah Harkness, Trilogia das Almas. A adaptação para TV, que recebeu o nome do primeiro livro da série, é estrelada por Matthew Goode como o vampiro Matthew Clairmont e Teresa Palmer como a bruxa Diana Bishop, que desencadeia uma batalha pelo poder quando descobre um texto antigo na Biblioteca Bodleian. Se você amava Crepúsculo quando adolescente, então este é o programa ideal para sua versão adulta.

A Descoberta Das Bruxas está disponível no Globo Play.

ORANGE IS THE NEW BLACK

Divulgação

Um dos primeiros grandes sucessos originais da Netflix, Orange Is The New Black é baseado nas memórias de Piper Kerman, Orange Is the New Black: My Year in a Women’s Prison. O livro conta a história dos 15 meses de Kerman em uma prisão feminina em Connecticut, mas a série se desenvolveu muito além disso, apresentando um elenco diversificado de personagens e explorando como corrupção e cortes de financiamento afetam a saúde e o bem-estar das presas.

Todas as temporadas de Orange Is The New Black estão disponíveis na Netflix.

SHERLOCK E ELEMENTARY

Divulgação

Sherlock Holmes foi imortalizado na tela dezenas de vezes ao longo dos anos e é fácil entender o motivo. O detetive fictício de Sir Arthur Conan Doyle é peculiar, inteligente e sempre faz você pensar, enquanto seu companheiro Watson é incrivelmente leal.

Duas adaptações muito diferentes dos livros de Conan Doyle chegaram às telas de nossa TV nos últimos anos, embora ambas sejam ambientadas nos dias modernos. Elementary é ambientada nos Estados Unidos, com Jonny Lee Miller como o detetive e Lucy Liu como Watson, que não deixa Sherlock escapar impune. Já Sherlock da BBC, com Benedict Cumberbatch e Martin Freeman, se aproxima um pouco mais do texto original, mas ainda atualiza o investigador.

Divulgação

Todas as temporadas de Sherlock podem ser vistas na Netflix, já Elementary está disponível no Globo Play e no Amazon Prime Video.

GUERRA E PAZ

Divulgação

Se você é um leitor, é provável que existam livros em suas prateleiras que não tenham sido lidos por anos por preguiça do tamanho e entre eles pode estar Guerra e Paz de Leo Tolstoi. O clássico russo segue Pierre, Andrey e Natasha, além de um enorme elenco secundário de personagens, enquanto eles navegam na sociedade e na guerra. A brilhante adaptação da BBC, com Paul Dano, Lily James e James Norton, é linda de se ver e dispensa grande parte das descrições que podem te fazer desistir do livro.

Infelizmente, Guerra e Paz não se encontra disponível em nenhum streaming no momento.

O GERENTE NOTURNO

Divulgação

Muitos dos romances de espionagem de John Le Carre foram adaptados – O Espião Que Sabia Demais foi transformado em filme e em série de TV.

Uma adaptação recente do trabalho de Le Carre é O Gerente Noturno de 2016, com Tom Hiddleston como o gerente noturno de hotel que é recrutado para se infiltrar no círculo interno de um revendedor de armas. A série também estrelou Hugh Laurie, Elizabeth Debecki e Olivia Colman. O Gerente Noturno está cheio de roupas e cenários suntuosos ambientando um thriller intenso.

O Gerente Noturno está disponível no Amazon Prime Video.

ZOO

Divulgação

Se você está procurando um programa de TV selvagem, não vai encontrar nada melhor do que Zoo. Baseado no livro de mesmo nome de James Patterson e Michael Ledwidge, a série se passa em um futuro muito, muito próximo, onde uma pandemia misteriosa fez com que os animais começassem a atacar seres humanos. Se isso soa um pouco sério, não se deixe enganar. Este é um programa que, ao longo de três temporadas, inclui histórias que giram em torno de uma gigantesca cobra invisível, uma preguiça que pode causar terremotos ao bocejar e leões telepáticos.

Zoo está disponível na Netflix.

A AMIGA GENIAL

Divulgação

Os romances napolitanos de Elena Ferrante foram elogiados por sua representação de uma complicada amizade desde a infância até a velhice, situada em um bairro pobre, mas vibrante, nos arredores de Nápoles. A série também chamou a atenção para a autora, cuja identidade foi mantida em segredo antes de ser revelada contra sua vontade. O mundo de Ferrante agora chegou à televisão, com uma grande adaptação do primeiro de quatro livros, A Amiga Genial.

A Amiga Genial está disponível no HBO GO.

ALIAS GRACE

Divulgação

A adaptação do romance histórico de Margaret Atwood, Vulgo ​​Grace, foi lançada em 2017, mas ficou um pouco perdida no enorme sucesso de The Handmaid’s Tale. Situada no Canadá do século XIX, Alias ​​Grace é sobre uma mulher que comete um assassinato e seu psiquiatra que precisa decidir se ela deve ser perdoada por insanidade. Assim como The Handmaid’s Tale, a série tem muito a dizer sobre o papel das mulheres e vale a pena ser vista.

Alias Grace está disponível na Netflix.

13 REASONS WHY

Os 13 Porquês, é um romance do escritor norte-americano Jay Asher. O livro foi publicado em 2007 e a adaptação para as telinhas chegou 10 anos depois. A série conta a história das supostas razões que teriam levado a adolescente Hannah Baker (Katherine Langford) a cometer suicídio. Antes de tomar essa drástica decisão, ela grava fitas apresentando os 13 motivos que a levaram a isso.

13 Reasons Why está disponível na Netflix.

SHADOWHUNTERS

Divulgação

A série foi baseada na obra Os Instrumentos Mortais, uma série de seis livros da escritora norte-americana Cassandra Clare – cujo primeiro livro, Cidade dos Ossos, havia sido adaptado para o cinema em 2013. Shadowhunters conta a história de Clay Fray (Katherine McNamara), uma jovem que descobre ser uma Caçadora de Sombras, pois faz parte de um grupo de pessoas com sangue de anjo responsáveis por proteger a humanidade de ataques de demônios.

As três temporadas de Shadowhunters estão disponíveis na Netflix.

Qual livro você gostaria de ver adaptado para uma série?