Xande de Pilares | Poltrona Nerd entrevista Xande de Pilares | Poltrona Nerd entrevista

Xande de Pilares | Poltrona Nerd entrevista

Divulgação

Xande de Pilares, cantor e compositor, lança hoje seu primeiro DVD em carreira solo. Hoje, 18, chega às lojas e plataformas digitais o volume 1 de Nos Braços do Povo. A apresentação foi gravada em novembro de 2019, no palco do KM de Vantagens Hall, no Rio de Janeiro.

Com várias convidados especiais, entre eles, a Dona Maura (mãe do Xande de Pilares), o ex-vocalista do grupo Revelação falou com o Poltrona Nerd em uma coletiva organizada pela Universal Music de forma remota.

“Estamos todos em casa”, brinca o cantor durante a coletiva online. Sobre a participação de Dona Maura no DVD, Xande revela que o objetivo foi relembrar a velha guarda do samba.

“Minha mãe era cantora e largou a carreira musical para cuidar da família. Trazer ela para o show foi um forma de relembrar o passado e deixa-lo presente”, comenta.

A pandemia foi um tema bastante abordado e a nossa pergunta foi sobre o poder da música neste momento tão caótico. Mostramos para Xande que a canção “Tá Escrito”, do grupo Revelação, tá servindo de motivação para as pessoas superarem os dias difíceis de isolamento social.

Xande de Pilares relembra que a música nem seria gravada pelo grupo Revelação. “Primeiro, eu sinto orgulho em poder dizer que sou um dos parceiros da música (foi composta junto com Gilson Bernini e Carlinhos Madureira). Quando fizemos essa música, a gente queria mandar para o Zeca Pagodinho gravar, mas ele já tinha fechado seu repertório. A música ficou rodando e quis o destino que o Revelação lançasse ela em 2010. Uma vez eu fui parado por um médico em Fortaleza. Ele passou por um momento muito complicado de saúde e essa música ajudou ele a enfrentar o problema que estava passando. Uma vez eu me perguntei: ‘Será que um dia eu vou ser capaz de fazer uma música que possa tocar as pessoas?’ Eu tenho uma ligeira desconfiança que é essa música.”

Segundo o artista, o período de isolamento o deixou em plena atividade. “Já tenho mais de 200 músicas compostas durante esse período. É o que posso fazer em casa. Estou compondo muito. É o que posso fazer para manter a energia dentro de mim. Antes de começar essa entrevista, estava finalizando três canções. Uma delas se chama “Sobreviver”, que gravei em parceria com Zélia Duncan.”

Sobre o retorno aos shows, Xande de Pilares prefere ainda esperar. “O importante é a nossa saúde. Estamos testando várias maneiras de trabalhar. Se pintar [live, drive-in], vou encarar. Não faz meu estilo, pois o meu trabalho envolve energia com o público. Mas darei o meu jeito.”

A segunda parte do DVD de Nos Braços do Povo será lançado no dia 30 de outubro de 2020. Diogo Nogueira, Tiee, Mumuzinho, Sombrinha e André Renato serão as participaões especiais.