Turma da Mônica, Laços, por Vitor e Lu Cafaggi Turma da Mônica, Laços, por Vitor e Lu Cafaggi

Ler é Bom, Vai | Turma da Mônica – Laços, por Vitor e Lu Cafaggi

A Turma da Mônica é, provavelmente, o quadrinho mais famoso do Brasil de todos os tempos. Por isso que quando as Graphic MSP foram criadas, a adaptação da Turma da Mônica era uma das mais aguardadas. E Laços, dos irmãos Vitor e Lu Cafaggi não deixa a desejar. Reapresenta Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e todos os outros personagens de maneira respeitosa e inovadora.

A história é narrada a partir de dois pontos no tempo: o primeiro, com as crianças ainda bem pequenas, o segundo, com elas maiores, nas versões que somos acostumados. Lu Cafaggi narra essa versão no passado, com uma arte linda e delicada. Fica a cargo de Vitor Cafaggi o tempo presente, que será a maior parte da trama.

Floquinho, cão de estimação de Cebolinha, sumiu. Agora a Turma da Mônica vai precisar se unir para investigar o bairro para encontrá-lo. Isso resultará em uma ótima jornada, estilo filme dos anos 1980 sobre crianças aventureiras. Passam a noite no parque, brigam com uma turminha rival. Tudo que estamos acostumados a ver, só que dessa vez com um tempero diferente.

Existe um caráter nostálgico nessa história. Lida com a infância e amizade de uma maneira bastante ingênua, com as crianças se metendo em confusões e “fugindo de casa” para recuperar o seu cãozinho.  Crianças brincando na rua, se sujando, morando em uma cidade calma e tranquila. A Turma da Mônica lida com esse caráter quase atemporal, e Laços não seria diferente.

Nerd gosta de referências, e Laços não poderia ficar sem algumas. A mais óbvia, e uma das melhores, são os membros da Turma da Mônica perdendo os calçados e ficando de meia, enquanto Cebolinha briga com eles. Não é a única, com diversos personagens fazendo pequenas aparições ou coisas mais simples, como a Mônica usando uma fantasia de ratinha.

Laços, de Vitor e Lu Cafaggi, é um excelente quadrinho. Tanto para ler quanto para apresentar a nona arte para aqueles que não leem. Toda a linha Graphic MSP é recomendada para isso, mas por que não começar com a Turma da Mônica. Todos nós conhecemos.