Laika, premiada graphic novel, chega ao Brasil

Chega às livrarias Laika, graphic novel escrita e desenhada pelo britânico Nick Abadzis. Misturando realidade e ficção, somos apresentados a história da cadelinha Laika, primeiro ser vivo a ser enviado para o espaço. É um lançamento do selo Barricada, da Boitempo Editoria.

A HQ ganhou o Prêmio Eisner de 2008 – o mais importante dos quadrinhos mundias – como melhor publicação para adolescentes. Já foi traduzida para 12 idiomas.

Em 1957, no auge da Guerra Fria, a União Soviética enviou um satélite contendo um ser vivo, Laika. Conhecemos a relação entre ela e sua treinadora no programa espacial soviético e também o cientista à frente do projeto do satélite. Como pano de fundo há a construção de um sonho de igualdade entrecortado pela aspereza de sua edificação concreta.

Nick Abadzis fez uma pesquisa impressionante e minuciosa – das estantes da Biblioteca Britânica à casa de Korolióv em Moscou – de todos os fatos revelados desde o colapso da União Soviética. Com esses elementos, teceu uma narrativa inesquecível, que tem a força de um mito.” – Alexis Siegel, no posfácio da edição.

Britânico radicado em Nova York, Abadzis já publicou trabalhos pela Marvel e DC Comics nos Estados Unidos, Dargaud e Glénat na Europa e Kodansha no Japão. Também contribui para jornais como The Guardian, The Times e Independent. Foi roteirista da série de TV Doctor Who.

Laika tem 206 páginas, com arte e texto de Abadzis e tradução de Rogério Bettoni. Seu preço de capa é R$ 59,90, no site da editora.