HQ do Superman põe fim aos Novos 52 e ainda faz referência a Watchmen

O final do arco Superman Reborn trouxe mudanças significativas aos quadrinhos DC. Em Action Comics #976, as duas versões do Superman, pré e pós-Novos 52, foram fundidos em uma só, bem como Lois Lane. Isso faz com que a cronologia dos Superman dos Novos 52 deixe de existir e apenas a cronolgia pós-Crise seja cânone.

Essa fusão aconteceu devido a presença de Jonathan Kent, o filho de Lois e Clark. Segundo Mr. Oz, a figura misteriosa das histórias do Superman que muitos acreditam ser Ozymandias, Jonathan “realinhou as memórias e as experiências de todos, e tudo se encaixa”. Confira no quadro o momento da fusão:

Por fim, Superman diz que tudo ficará bem, entretanto Mr. Oz pondera: considerando o que foi colocado em movimento, e as forças por trás disso, seria mesmo de Superman a última palavra?”. Nos últimos quadros da HQ, ainda temos um vislumbre de Marte, local onde Dr. Manhatthan se exila da Terra em Watchmen. A referência ao personagem não poderia ser mais direta:

Apesar da interessante conclusão, respostas mais contundentes devem vir em maio quando Rebirth faz um ano e a DC promete explicar a presença de Watchmen no Universo DC.