Ler é Bom, Vai! Recado a Adolf Vol. 2, de Osamu Tezuka Ler é Bom, Vai! Recado a Adolf Vol. 2, de Osamu Tezuka

Ler é Bom, Vai! Recado a Adolf Vol. 2, de Osamu Tezuka

Reprodução/Pipoca & Nanquim
Ler é Bom, Vai! Recado a Adolf Vol. 2, de Osamu Tezuka
Reprodução/Pipoca & Nanquim

Recado a Adolf Vol. 2 é a conclusão de Osamu Tezuka, o Deus do Mangá, da jornada dos três Adolfs apresentados no volume 1. A continuação acompanha o desenrolar dos conflitos da Segunda Guerra Mundial, que deixou sequelas permanentes nos personagens fictícios de sua obra, mas que representam a realidade de muitos que sobreviveram ao terror da guerra.

A segunda edição, lançada pela editora Pipoca & Nanquim, traz o mesmo formato de capa cartão e sobrecapa com verniz de alto relevo. O detalhe está para depoimentos de Osamu Tezuka sobre o desenvolvimento da história, algo que sempre sonhou em fazer, mas que saiu no momento certo lá em meados dos anos 80, mais precisamente entre 1983 e 1985.

Na trama, os anos se passaram e o jovem Adolf Kaufmann se tornou um frio oficial nazista. Embora tenha relutado, ele acaba cedendo às artimanhas de Adolf Hitler, que vê no garoto potencial para se transformar no pior carrasco dos judeus. Porém, ainda existe compaixão em Kaufmann quando ele decide ajudar uma jovem judia a ser transportada em segurança para o Japão e ficar sob os cuidados do melhor amigo Adolf Kamil. O desfecho acaba atiçando uma rivalidade entre os dois, que chega até Souhei Touge, o responsável por guardar a sete chaves o grande segredo de Hitler.

Souhei Touge tem uma presença muito maior no Volume 2. De fato, ele fica em uma linha cruzada quando conhece Adolf Kaufmann, sem saber que oficial nazista está em busca dos documentos secretos sobre o Fuhrer. De forma brilhante, Osamu Tezuka pavimenta a história de seus personagens com os eventos políticos que resultaram nos bombardeios no Japão. A partir daí, Tezuka estabelece que a Guerra não trouxe benefício algum. Só perdas. Perdas que resultaram na decisão de um grupo de pessoas que estavam pensando com o próprio umbigo. O desabafo da mãe de Adolf Kaufmann quando vê o filho se tornar um carrasco de judeus e quando presencia pessoas perdendo vidas por diferença de cor, raça ou religião é um dos pontos altos dessa incrível história. Recado a Adolf Vol. vai trazer uma reflexão sobre muitas coisas que estamos presenciando no atual cenário político e social. Um seleto grupo de pessoas pensando apenas no seu. O coletivo fica para segundo plano.

Recado a Adolf Vol. 1 esão obras definitivas e obrigatórias para os amantes de mangá. Osamu Tezuka mostra sua visão sobre a guerra e o quanto ela o impactou. Uma narrativa brilhante sobre amor, ódio e vingança. Os sentimentos transbordam na jornada dos três Adolfs, que pagaram um preço alto por serem tão extremistas em suas decisões.