Ler é Bom, Vai! Recado a Adolf Vol. 1, de Osamu Tezuka Ler é Bom, Vai! Recado a Adolf Vol. 1, de Osamu Tezuka

Ler é Bom, Vai! Recado a Adolf Vol. 1, de Osamu Tezuka

Divulgação
Ler é Bom, Vai! Recado a Adolf Vol. 1, de Osamu Tezuka
Divulgação

Recado a Adolf, um clássico dos mangás, finalmente está de volta ao Brasil em dois volumes lançados pela editora Pipoca & Nanquim. Criado por Osamu Tezuka, considerado o Deus do Mangá, o Volume 1 acompanha três histórias distintas, mas com muito em comum.

Lançado na década de 80, é incrível como a escrita e história de Osamu Tezuka é atemporal. Muitos diálogos continuam bastante atuais, ainda mais em tempos de extrema intolerância. Mas vamos falar deste Volume 1 que engloba incríveis 609 páginas.

Recado a Adolf é ambientado no início dos anos 30, antes do estopim da Segunda Guerra Mundial. A narrativa apresenta a história de três Adolfs, um deles o próprio Fuhrer da Alemanha nazista. Os outros dois Adolfs são amigos no Japão, já lidando com o extremismo imposto por Hitler. Adolf Kamil é um japonês filho de imigrantes judeus e seu melhor amigo é Adolf Kaufmann, filho de mãe japonesa e pai alemão, este oficial nazista do consulado da Alemanha no Japão.

A família de Adolf Kaufmann, como era esperado, não aprova a amizade do filho com um judeu. Principalmente o pai, um nazista completo e que enxerga os judeus como figuras asquerosas e inferiores. A amizade dos amigos é colocada em risco quando Adolf Kaufmann é matriculado para estudar na Alemanha e se formar como um oficial nazista.

Enquanto isso, acompanhamos a jornada de Touge, um ex-atleta que trabalha como jornalista. Ele se envolve em uma grande conspiração envolvendo Hitler, que ocasionou na morte do irmão, integrante de um grupo comunista. Os dramas dos dois Adolfs e Touge estão mais entrelaçados do que nunca.


Leia mais: Ler é Bom, Vai! Locke & Key – Vol. 3: Coroa de Sombras


Conhecido por obras mais infantis como Astro Boy, Osamu Tezuka destina Recado a Adolf para o público adulto, mas não deixa de lado seu humor característico e os traços cartunescos. A obra nasceu de experiências que ele presenciou quando criança no Japão. Contudo, sua linguagem é bem característica, direta e sem rodeios. Os diálogos são simples, mas espontânedos. Em um piscar de olhos já estamos envolvidos com a jornada desses personagens.

Recado a Adolf Vol.1 é uma história puramente emocional. Uma verdadeira obra-prima dos mangás. E foi apenas a primeira parte da história. Em dezembro de 2020 chegará o segundo volume desta incrível edição.