Razões Para Continuar Vivo Razões Para Continuar Vivo

Ler é Bom, Vai | Razões para Continuar Vivo, de Matt Haig

De uns tempos para cá, tramas envolvendo a fragilidade da vida vem sendo criadas e desenvolvidas. Mais recentemente, a adaptação de 13 Reasons Why da Netflix trouxe à tona mais uma vez o assunto depressão. É provável até que você já tenha até mesmo ouvido falar que isso “está na moda”. Embora seja uma temática complexa, felizmente temos cada vez mais materiais que dão a devida importância a essa doença. Sim, depressão é doença tal qual o câncer e já passou da hora de admitirmos isso. Quando recebi Razões Para Continuar Vivo, de Matt Haig, sabia que iria me envolver com o livro. Buscando dar mais um enfoque no assunto, resolvi trazê-lo para o Ler é Bom, Vai! de hoje.

Sinopse

Mais três anos de depressão se seguiram. Pânico, desespero, batalhas diárias. Mas eu sobrevivi. Naquela época, eu tinha certeza de que não conseguiria passar dos 30. A morte ou a loucura total pareciam mais realistas. Já passei dos 40. Hoje vivo cercado por pessoas que amo, fazendo um trabalho que nunca imaginei que faria e passo meus dias escrevendo. Fiquei muito feliz por não ter me matado, mas continuei me perguntando se havia alguma coisa para dizer às pessoas que estão passando por esses tempos sombrios. Essa é minha tentativa.

O Livro

Publicado no Brasil pela Editora Intrínseca, Razões Para Continuar Vivo traz a história do autor, Matt Haig. Aos 24 anos, ele se viu imerso no sombrio ambiente da depressão. Após chegar ao fundo do poço e voltar, resolveu contar um pouco sobre aquilo que teve de enfrentar. Com isso, pretende ajudar alguém que esteja passando ou venha a passar pelos mesmos desafios. A trama é divida em 4 partes, representando os estágios da doença enfrentada por Matt. E não pense que ele ameniza aquilo que sofreu, muito pelo contrário. Para enfim entendermos o quão grave é a depressão, precisamos ter as consequências expostas diante dos olhos.

Razões Para Continuar Vivo
Divulgação

Existem vários tipos da doença, alguns mais evidentes e outros nem tanto. Mas independente de qual for, o que Matt tenta nos mostrar é que há razões para continuarmos tentando. Todos temos um motivo para lutarmos pela vida, só precisamos enxergá-lo.

Em Razões Para Continuar Vivo, o autor não apenas traz um pouco de si. Através de mensagens e pequenos relatos de outros, cujos problemas se assemelham aos dele, o leitor tem mais uma amostra de que não está sozinho. Se você estiver enfrentando a depressão então, Matt Haig certamente pode te inspirar. Seu eu do presente conversa muito com o seu eu do passado, e isso foi uma jogada que gostei muito. Quem não gostaria de poder conversar consigo mesmo em tempos anteriores, alertando dos pontos negativos e impedindo que cometêssemos alguns erros? Mas quando paramos para pensar, não foram eles que tanto nos ensinaram?

Razões Para Continuar Vivo

A edição em capa dura feita pela Intrínseca é perfeita para a trama a qual se refere. O objetivo de Haig não foi criar uma história fantástica, digna de uma adaptação para o cinema. Com uma capa branca e um simples desenho em espiral, o livro reflete a humildade e calma de seu autor. Através de palavras simples e de conforto, ele procurou trazer o melhor e o pior de si para essa trama. Além disso,

“O cérebro faz parte do corpo e devemos enxergá-lo dessa forma. Depressão e ansiedade têm muitos sintomas abaixo do pescoço, assim como muitas doenças físicas provocam efeitos psicológicos. Precisamos falar sobre saúde mental exatamente da mesma forma que falamos sobre a saúde física. Ninguém é cem por cento saudável física e psicologicamente.”

Razões Para Continuar Vivo
Divulgação

“Seja corajoso. Seja forte. Respire e vá em frente. Mais tarde, será grato a si mesmo.”

Por fim, embora não tenha sido muito aclamado ou feito tanto sucesso quanto histórias tradicionais de ficção, Razões Para Continuar Vivo é o tipo de livro que deveria ser adotado em escolas, faculdades, hospitais e qualquer tipo de instituição de ensino e/ou recuperação. A trama fala com você por meio das palavras de Matt Haig, e em diversos momentos quis parar e abraçar alguém.

Caso esteja procurando um livro para acalmar a mente e o coração, recomendo que dê uma chance a este. Mesmo que não seja seu gênero favorito, Matt Haig irá te dar inúmeras lições de vida. Tente, vale a pena!

  • Muito Bom
4