Uma Mentira Perfeita Uma Mentira Perfeita

Ler é Bom, Vai | Uma Mentira Perfeita, de Lisa Scottoline

Divulgação/HarperCollins Brasil

Recebi o livro Uma Mentira Perfeita, de Lisa Scottoline, através da parceria com a HarperCollins Brasil. Mesmo que tenha inúmeras outras histórias para ler, algo me fez pegar o livro primeiro. Ao passo que os capítulos se desenvolviam, logo percebi que só largaria a trama quando a terminasse. Desse modo, algumas horas mais tarde terminei o livro. Pode não ter sido a melhor leitura do ano, mas Uma Mentira Perfeita é daqueles que não conseguimos deixar para ler depois. Uma vez começado, o livro é um caminho sem volta. É provável que esteja entre os melhores de 2018 até agora. E é por isso que hoje ele veio para o Ler é Bom, Vai!

Sinopse

Chris Brennan acaba de se mudar para Central Valley, na Pensilvânia. Ele veio atrás de um emprego como professor substituto e treinador de beisebol na escola de ensino médio local, com um currículo impecável e boas maneiras que só um bom homem poderia ter. Mas tudo sobre ele é uma mentira. Seu nome é um pseudônimo, seu currículo é falso. E ele veio para a cidade com um plano, que a princípio é perfeito. Encontrar o que precisa para cumprir seus planos não deve ser tarefa difícil. Chris foca sua busca em três meninos cujas vidas giram em torno do time.

O Livro

Tanto quanto foi dito na sinopse, Uma Mentira Perfeita traz a vida de Chris Brennan. O livro nos faz criar uma imagem do personagem, que acaba se revelando exatamente o contrário. Ele ainda está mentindo, porém, você pensará nos motivos errados para tal. Brennan é meticuloso e dedicado, tendo estudado tudo e todos da escola em que começa a trabalhar. É essencial que ele se aproxime dos alunos, especificamente de um dos meninos do time. Para isso, ele banca o bizarro professor novato, tentando se enturmar em primeiro lugar. É por isso que Brennan escolhe alguns meninos do time que não tem uma figura paterna em casa. Caso tudo dê certo, por consequência ele pode assumir tal posto.

Uma Mentira Perfeita
Divulgação/HarperCollins Brasil

A vida de Brennan não é, contudo, o único assunto discutido na história. Para entendermos o papel do professor, precisamos entender o background dos aluno escolhido por ele. Mesmo que pareçam simples adolescentes típicos do interior, cada menino tem uma vida complicada em casa. Sob o mesmo ponto de vista, Lisa achou importante nos contar o ponto de vista das mães. Em determinado momento da trama, a participação delas se torna essencial para a história como um todo. Quando os personagens enfim se encontram e o objetivo principal do livro é revelado, as palavras voam diante dos olhos. Brennan realmente criou Uma Mentira Perfeita.

O Que Achamos de Uma Mentira Perfeita?

Preciso dizer que o livro me enganou direitinho. Não vou dizer como, afinal, cada um precisa descobrir a história sozinho. Lisa Scottoline soube organizar os elementos de sua trama, de modo que se tornou rápida e tensa, principalmente no final. Além do enredo principal, as histórias paralelas são igualmente bem escritas, e fundamentais para a opinião que tenho sobre o livro.

Uma Mentira Perfeita acaba se tornando previsível em determinado momento, embora eu tenha achado isso aconteceria desde o começo. Quando o grande plot twist é revelado, parte dessa previsibilidade vai embora e dá lugar a outra. Diante de um cenário caótico como a vida de Chris Brennan, o final poderia ter terminado de forma mais trágica. Não pense que isso, porém, prejudica em alguma coisa no contexto geral.

Por fim, o livro de Scottoline é daqueles que não demora para nos fazer gostar dele. Por meio de uma escrita fácil e sem um vocabulário rebuscado, a autora tornou sua obra acessível a todas as idades. Caso fosse mais elaborada, seria um ótimo roteiro para uma adaptação cinematográfica!