Mapa dos Dias Mapa dos Dias

Ler é Bom, Vai | Mapa dos Dias, o quarto livro da série de Ransom Riggs

Ransom Riggs vem reunindo cada vez mais fãs apaixonados por seu trabalho. O autor não apenas escreveu a história das crianças peculiares, conhecida por muitos pela adaptação cinematográfica. Riggs lançou ainda em 2018 o quarto volume da série. Exatamente, quarto! Embora tenhamos apenas um filme, a trama do lar da Srta. Peregrine continua em Mapa dos Dias. E o livro foi escolhido como o primeiro Ler é Bom, Vai! do ano.

Em abril do ano passado, Ransom Riggs anunciou uma nova trilogia envolvendo nossos amados personagens. A história continua o que foi iniciado nos três primeiros livros, mas com uma pequena diferença: os Peculiares foram para os Estados Unidos. Aqui no Brasil, a série foi publicada pela Editora Intrínseca, que nos trouxe materiais belíssimos em capa dura. Com fotografias agora coloridas, a nova trilogia promete.

Lançado em outubro de 2018, Mapa dos Dias é o primeiro volume da nova série de livros. Embora já tenham se passado 8 anos desde a publicação de O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, Riggs ainda tem muito para nos contar.

Sinopse

Mapa dos dias é a aguardada continuação de uma das séries de maior sucesso dos últimos anos. Para os leitores que estavam com saudades do universo mágico criado por Ransom Riggs, esta sequência vai além do prometido. Descortina um cenário ainda mais rico, com novas criaturas, mistérios que envolvem todo o mundo peculiar e uma infinidade de aventuras a serem exploradas. Fascinante e imperdível para os amantes da série e para os novos fãs que certamente virão.

A História

Mapa dos Dias retoma exatamente de onde Biblioteca de Almas nos deixou. Jacob e seus amigos salvaram o mundo peculiar e o destino levou o menino de volta a Flórida. O neto de Abe está disposto a conviver entre o mundo normal e o peculiar, mas para isso, precisa convencer seus pais de que não está maluco. Quando não obtém sucesso e está prestes a ir para uma clínica psiquiátrica, seus heróis aparecem.

O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares

Após os acontecimentos da ‘Guerra dos Etéreos’, os pupilos da Srta. Peregrine ganharam o privilégio de não ter mais de viver em fendas temporais. Contudo, a segurança que tinham em sua fenda também se foi e agora precisam de um lugar para morar. O grupo viaja até o presente e encontra Jacob em uma situação delicada. O que não esperavam, porém, é ter de revisitar o passado de Abe.

Em Mapa dos Dias, Jacob e Emma lidam com questões que não achavam que teriam de lidar. O menino sente falta do avô, e ela do grande amor de sua vida. E descobrir que muito sobre ele não foi contado, certamente não faz  bem a nenhum dos dois.

Mapa dos Dias

Não há como negar: se você chegou até o quarto livro, é porque provavelmente gosta do trabalho do autor. E tenho o prazer de lhe dizer que ele continua igualmente maravilhoso.

A escrita característica de Ransom Riggs está em todo o livro. Palavras fáceis possibilitam uma leitura rápida e ao mesmo tempo instigante. É praticamente impossível largar a história até atingirmos o final. Enquanto a primeira parte da trilogia foi recheada de ação, monstros e descobertas, o começo da nova série é mais calmo. Ainda há muito para ser descoberto, e não podemos esquecer que Mapa dos Dias é uma história introdutória.

Ransom Riggs

Novos personagens são introduzidos, cada qual com sua particularidade especial. Nomes conhecidos retornam, mas amadurecem e ganham mais destaque ao longo da história. A Srta. Peregrine, por exemplo, mostra que nem sempre contamos tudo a alguém quando queremos protegê-lo. E para os pais, é uma ótima referência ao momento em que percebem que seus filhos não são mais crianças.

Em Mapa dos Dias, Ransom Riggs nos apresenta a um mundo peculiar completamente novo. Conhecíamos a versão europeia, e o autor começou a nos mostrar a versão americana. Alguns assuntos importantes são mencionados, como a segregação racial que acontecia nos Estados Unidos.

Só nos resta aguardar pela continuação da história… e eu mal posso esperar pelo próximo volume!

  • Excelente
5