Ler é Bom, Vai! Jogador Número Um, de Ernest Cline Ler é Bom, Vai! Jogador Número Um, de Ernest Cline

Ler é Bom, Vai! Jogador Número Um, de Ernest Cline

Divulgação/Warner Bros.

Jogador Número Um, livro de 2011 publicado por Ernest Cline, é uma obra obrigatória para os amantes de cultura pop, especialmente os anos 80. Não por menos, o best-seller deu origem ao filme de sucesso dirigido por Steven Spielberg, lançado em 2018. A obra retorna às livrarias em uma edição de luxo, com capa dura da editora Intrínseca, que também está lançando a sequência Jogador Número Dois, lançando em 2020 nos EUA.

Ler é Bom, Vai! Jogador Número Um, de Ernest Cline
Divulgação/Intrínseca

Um grande aficionado por cinema, séries, animes, games, RPG, Ernest Cline cria uma história apaixonante sobre um mundo distópico, onde a realidade virtual se tornou mais agradável do que o mundo real. Jogador Número Um é situado no ano de 2045, onde a humanidade passa a maior parte do tempo logada no OASIS, uma realidade virtual utópica com milhares de planetas onde as pessoas podem ser o que quiserem e coisas fantásticas acontece.

Wade Watts é um dos jovens fissurados no OASIS e no legado de seu excêntrico criador, James Halliday. Com uma fortuna avaliada em meio trilhão de dólares, Halliday não tinha herdeiros. Como uma última jogada, o bilionário criou antes de falecer uma corrida dentro do OASIS. O prêmio? Todo o seu dinheiro, além de controle de todas as ações do jogo. Halliday esconde um easter egg dentro do OASIS, assim como três chaves que levarão ao prêmio final. Não era de espantar que o mundo inteiro se envolvesse na competição.

Contudo, a tarefa de Watts não será fácil. Mesmo com a ajuda dos companheiros Art3mis, Aech, Daito, Shoto, o jovem precisa se livrar as garras de Nolan Sorrento, um magnata dono da corporação IOI, a segunda maior empresa do mundo que está disposto a tudo para colocar as mãos no ovo.

Um dos grandes baratos de Jogador Número Um é pegar todas as referências de Ernest Cline. Porém, você não precisa ser um grande conhecer dos anos 80 para se deixar levar por uma narrativa que traz uma mensagem muito pertinente para os dias de hoje.

Hoje, os jogos eletrônicos são uma válvula de escape para muitas pessoas, uma diversão e até um emprego. Contudo, a mensagem de James Halliday é deveras importante. Não devemos esquecer do que existe no mundo real, que continua sendo uma grande diversão quando permitimos. Passando mais tempo no OASIS e obcecado com o prêmio, Wade Watts se dá conta que pode viver muitas aventuras também no mundo real.

Por fim, Jogador Número Um é uma crítica sobre as grandes desenvolvedoras de jogos, que obrigam os gamers a investir nas microtransações para obter a artefatos especiais e superar determinadas missões. Nolan Sorrento representa essa ganância.


Leia mais: Crítica | Jogador Nº 1 é um dos melhores trabalhos de Steven Spielberg


Compre na Amazon com o link do Poltrona Nerd e ajude o nosso site.

Jogador Número Um

Livro – Edição Intrínseca – https://amzn.to/34bISz0

Filme – Blu-ray – https://amzn.to/3hKGwij