Ler é Bom, Vai! Eu, Lixeiro, de Derf Backderf Ler é Bom, Vai! Eu, Lixeiro, de Derf Backderf

Ler é Bom, Vai! Eu, Lixeiro, de Derf Backderf

Divulgação/Darkside Books

Eu, Lixeiro, HQ lançada no final de 2020 pela Darkside Books, é inspirada em memórias do autor Derf Backderf e aborda a relação da humanidade com o lixo. No caso, a não relação, já que sabemos tão pouco para onde vai o lixo depois que colocamos na lixeira pelas ruas. Ou, na própria rua.

Ler é Bom, Vai! Eu, Lixeiro, de Derf Backderf
Divulgação/Darkside Books

A história segue J.B, um jovem que larga a faculdade e inicia um emprego como catador de lixo. Ao lado do companheiro Mike, a dupla viaja por toda Ohio e observam de perto o descaso e as injustiças dos populares com os lixeiros e a forma irresponsável que tratam o lixo.

O autor Derf Backderf, do ótimo Meu Amigo Dahmer, trabalhou como lixeiro na juventude. Apesar de ser uma história ficcional, tem muito dele na figura de J.B na forma crítica e debochada que o jovem lida diante de alguns perrengues.

O traço expressivo de Robert Crumb deixa a HQ ainda mais instigante quando ele destaca em muitas artes o quanto de lixo que as pessoas geram por dia. Há momentos que a HQ vira documental explicando para o leitor toda a rota que o lixo leva até ser reciclado ou descartado.

Eu, Lixeiro mistura de forma eficiente o humor e melancolia na figura de J.B e Mike. Jovens sem muita pretensão, mas que no decorrer da história percebem que estão sendo úteis para a sociedade. Com um humor ácido, Derf Backderf tem muito a falar sobre responsabilidade e mais respeito com pessoas que trabalham arduamente para cuidar do lixo que geramos todos os dias.


Adquira a HQ Eu, Lixeiro com o nosso link da Amazon. Por meio dele você ajuda o site.