Ler é Bom, Vai! Discobiografia Legionária, de Chris Fuscaldo Ler é Bom, Vai! Discobiografia Legionária, de Chris Fuscaldo

Ler é Bom, Vai! Discobiografia Legionária, de Chris Fuscaldo

Divulgação

Discobiografia Legionária foi lançado em 2016 pela editora LeYa. Escrito pela jornalista e cantora fluminense Chris Fuscaldo, é um material honesto e essencial para qualquer fã da Legião Urbana. Contudo, até a publicação desse livro, a jornalista passou por algumas barreiras.

Ler é Bom, Vai! Discobiografia Legionária, de Chris Fuscaldo
Divulgação/LeYa

Chris Fuscaldo iniciou a produção do livro ainda em 2008 quando recebeu o convite da gravadora EMI Music para escrever textos sobre os discos da Legião Urbana. A intenção era trazer um material relevante para os fãs. Com o apoio de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, a jornalista teve acesso as partituras das canções da banda. Mas ela acabou não podendo utilizar o nome Legião Urbana na capa e nem usar as partituras, já que havia questões judiciais sobre a utilização da marca, algo que perdurou até este ano.

Contudo, Discobiografia Legionária é a extensão desse trabalho de pesquisa. O leitor é presenteado com entrevistas resgatadas e muitas informações sobre a obra fonográfica da Legião Urbana. O livro aborda os oito álbuns de estúdio da banda, como também todos os discos póstumos e o trabalho solo de Renato Russo.

Apesar de muitas histórias dos bastidores terem ido a conhecimento público com outras biografias, Chris é eficiente por focar no lado técnico e na criação de cada álbum. Com isso, existem muitos detalhes sobre a relação da banda com a gravadora, que passava por altos e baixos. Se fosse uma banda qualquer, Legião Urbana já teria sido descartada no início. Mas, a banda era a galinha de ovos de ouro da gravadora, que deixou a banda à vontade para lançar os icônicos álbuns.

Discobiografia Legionária ajuda a compreender melhor a forma como funcionava a banda. E tudo que Renato Russo estava planejando em carreira. Há uma mudança brusca quando ele descobre ser portador do vírus HIV, e sua mente passa a trabalhar de forma insana, como forma de deixar algo atemporal para os fãs. E conseguiu.

Na última semana completou 25 anos da morte de Renato Russo. Ler esse livro foi um mergulho musical no desenvolvimento dos álbuns da Legião Urbana. É um livro para ler com o som da banda de fundo.

Com um texto fluido e objetivo, Discobiografia Legionária vai conquistar os velhos e futuros fãs da banda.


Leia mais: Ler é Bom, Vai! Os Dois Morrem No Final, de Adam Silvera


Adquira o livro Discobiografia Legionária com o nosso link da Amazon e ajude o site.