Ler é Bom, Vai | Depois de Você é a continuação que precisávamos (ou não)

”De que adianta se aproximar de uma pessoa se vamos perdê-la? Mas outro dia comecei a pensar sobre o que realmente quero da vida e me dei conta de que quero alguém para amar.”

Há poucos meses atrás, milhões de pessoas se comoveram com a história de Louisa Clark e Will Traynor, protagonistas de JoJo Moyes em Como Eu Era Antes de Você. Com mais de 5 milhões de cópias vendidas, o primeiro livro foi adaptado para o cinema em uma produção tão boa quanto a obra de Moyes, graças principalmente ao casal principal vivido por Sam Claflin e Emilia Clarke.

O que poucas pessoas sabem, é que o livro tem uma continuação, e é exatamente sobre ele que irei falar no Ler é Bom Vai! dessa semana. Depois de Você vem para responder tudo aquilo que ficou na cabeça após o final do filme/livro. O que aconteceu com Louisa após a trágica morte de Will (#choreimesmo) ? Não acho que fosse necessário um segundo livro, pois as vezes é bom manter a curiosidade na mente do público; mas JoJo consegue mais uma vez nos agraciar com sua escrita maravilhosa.

Não há como comparar o sucesso arrebatador entre as duas tramas, pois toda a paixão que girou em torno de Will e Louisa ficou no primeiro. Dessa vez, porém, há Sam e Lilly para compor e enriquecer a história, e mesmo os fãs mais ferrenhos do primeiro casal, irão torcer para o novo. O luto é uma coisa complicada e presente na vida de todo ser humano, pelo menos em algum momento, e JoJo nos mostra através de Louisa, como superá-lo (sim, tudo fica mais fácil quando um paramédico lindo e solteiro aparece na sua frente, mas isso a gente releva).

Há quem possa dizer que Depois de Você é um ‘livro forçado’ e ele realmente é. Toda sua história poderia ter sido escrita em um epílogo ou algo do gênero, mas uma vez que Moyes resolveu fazer um novo livro (e ganhar mais dinheiro), cabe a cada um escolher lê-lo ou não. Acredito que as artimanhas desenvolvidas para fazer o livro render corroboraram para essa imagem ‘desnecessária’,  por mais que tenha gostado dos personagens que surgiram (Lily e Sam). 125847256_1gg

 

Não pensem, porém, que o livro é ruim. LONGE DISSO! Com uma autora como JoJo Moyes, essa opção não existe, e é por isso que Depois de Você deve ser lido. Pense nele como uma continuação opcional, caso você queira saber o que foi feito da vida de Lou após a morte de Will. Superar a morte de alguém que amamos não é fácil, e gostei de JoJo ter deixado isso bem claro. Na relutância de Louisa, temos de volta os personagens do primeiro e o surgimento dos novos, que juntos compõe mais uma grande obra da autora.

Deixe seu preconceito de lado, é uma continuação que vale a pena ser lida (apesar de não necessária).

  • Muito Bom
4
Sending
User Review
0 (0 votes)