Ler é Bom, Vai! As Crônicas da Era do Gelo Vol.1, de Jiro Taniguchi Ler é Bom, Vai! As Crônicas da Era do Gelo Vol.1, de Jiro Taniguchi

Ler é Bom, Vai! As Crônicas da Era do Gelo Vol.1, de Jiro Taniguchi

Divulgação/Pipoca & Nanquim

As Crônicas da Era do Gelo é considerada a obra-prima de ficção científica pós-apocalíptica de Jiro Taniguchi, que ficou conhecido no mercado ocidental com os belíssimos Guardiões do Louvre, Um Bairro Distante e O Homem que Passeia.

Ler é Bom, Vai! As Crônicas da Era do Gelo Vol.1, de Jiro Taniguchi
Divulgação/Pipoca & Nanquim

No Oriente, o autor é famoso por As Crônicas da Era do Gelo, que ao lado de Akira, de Katsuhiro Otomo, se tornou a referência na ficção científica japonesa. A editora Pipoca & Nanquim lançou o épico sci-fi de 1988 em dois luxuosos volumes. O primeiro volume serve como uma introdução. Preparando o terreno para o grande choque na última página.

A história se passa em uma época indeterminada no futuro. O clima enlouqueceu e o planeta foi devolvido à Era do Gelo. As potências mundiais como as conhecíamos deixaram de existir. Algumas criaturas se adaptaram à nova realidade para continuarem perseverando, ao passo que os seres humanos, mais do que nunca, passam a depender da tecnologia para sobreviverem à natureza implacável. O protagonista é Takeru Yamato, funcionário da estação mineradora Talpa, incumbida pela capital Abyss de coletar recursos naturais que se encontram muito abaixo da superfície. Depois de um acidente, ele é obrigado a se tornar comandante de um bravo destacamento que precisará cruzar o deserto congelado em busca de respostas para súbitas alterações climáticas. A jornada terá descoberta inimagináveis.

É evidente a influência de As Crônicas da Era do Gelo para o gênero ficção científica. Como é pouco conhecido no Ocidente, o público nem se dá conta que a fonte desse mangá foi utilizada em muitos filmes de ficção científica em Hollywood.

O protagonista Takeru soa meio clichê. Ora estúpido, ora burrão. Contudo, o primeiro volume é sobre seu amadurecimento. Por isso, se trata de uma narrativa mais lenta, já que a intenção do autor é situar os personagens, o ambiente e misticismo da história.

O traço de Jiro Taniguchi é absolutamente incrível. Ele divide o cenário entre a tecnologia da estação e a natureza que esconde muitos mistérios. Todas as páginas são ricas em detalhes.


Leia mais: Ler é Bom, Vai! Jogador Número Dois, de Ernest Cline


Se você é fã de Hayao Miyazaki e Katsuhiro Otomo, não pode deixar de ler o volume 1 de As Crônicas da Era do Gelo. O último capítulo proporciona uma grande surpresa para um volume dois que promete ser deveras eletrizante.


Comprando com o link do Poltrona Nerd você estará ajudando o site

As Crônicas da Era do Gelo (Mangá Volume 1 de 2) – https://amzn.to/3vACPz6

As Crônicas da Era do Gelo (Mangá Vol. 2 de 2) – https://amzn.to/3q8kybo