Ler é Bom, Vai! Árvore dos Desejos, de Katherine Applegate Ler é Bom, Vai! Árvore dos Desejos, de Katherine Applegate

Ler é Bom, Vai! Árvore dos Desejos, de Katherine Applegate

Reprodução/Intrínseca
Ler é Bom, Vai! Árvore dos Desejos, de Katherine Applegate
Reprodução/Intrínseca

Árvore dos Desejos é uma tocante fábula escrita por Katherine Applegate. Temas como amizade e natureza são proemimentes no livro lançado no Brasil pela editora Intrínseca. A edição é acompanhada de uma capa dura e belíssimas ilustrações que nos fazem viajar nos pensamentos da protagonista da história, a árvore Red.

Acompanhamos sob o ponto de vista de um carvalho centenário a sua visão sobre os humanos e a importância de um desejo, ainda mais sobre um pedido de amizade.

No enredo, Red é conhecida por ser uma Árvore dos Desejos. Amiga de uma corvo carismática chamada Bongô,  elas analisam a tradição dos humanos em atar fitinhas e papéis com pedidos aos seus galhos na esperança que eles se realizem. Contudo, as árvores falam. Mas há uma lei entre a natureza: jamais se comunicar com os humanos. Red está prestes a quebrar a mais importante regra quando um desejo a toca profundamente. Uma garota recém-chegada chamada Samar deseja ter um amigo.

A narrativa de Applegate conquista pela forma acolhedora que Red narra sua história. Com muitos e muitos anos de vida, ela entende todo o comportanto o humano, o quanto deixamos de lado e o quanto somos predadores. Mais até do que os animais que criam um buraco em seu tronco. Mesmo assim, Red vê em Samar a humanidade no seu estado mais puro. Os seres humanos são bons. Valem a pena lutar por eles.


Leia mais: Ler é Bom, Vai! Recado a Adolf Vol. 1, de Osamu Tezuka


“Ah, quanta coisa eu queria poder dizer àqueles dois. Queria dizer que a amizade não tem que ser complicada. Que às vezes nós é que permitimos que o mundo a transforme em uma coisa difícil”.

Árvore dos Desejos é uma fábula que nos faz refletir sobre o nosso comportamento. O quanto estamos dispostos para ajudar quem mais precisa? Temos uma força interior que por muitas vezes optamos por deixar adormecida.