Apenas Uma Garota Apenas Uma Garota

Ler é Bom, Vai | Apenas uma garota, de Meredith Russo

Mesmo que eu sempre defenda a frase “não julgue um livro pela capa”, surpreendentemente o fiz. Recebi Apenas Uma Garota, publicado pela Editora Intrínseca, e o guardei na estante para ler depois. Resolvi priorizar outros livros a ele pelo simples fato de achar de se tratar um de assunto do qual estava cansada de ler naquele momento. Não parei para ler a sinopse e/ou resenhas na internet. Julguei o livro pela capa e perdi a chance de ler o quanto antes uma história incrível.

Felizmente, ao passo que o tempo ia passando, a garota da capa começou a me encarar da estante. Decidi que era hora de parar com o preconceito e encarar uma possível história repetitiva. Como se o livro quisesse se vingar de mim, logo na primeira página percebi que não era nada daquilo que eu imaginava. E por isso decidi trazer Apenas Uma Garota para o Ler é Bom, Vai!

Sinopse

Prestes a entrar na vida adulta, Amanda Hardy acabou de mudar de cidade. Mas a verdadeira mudança de sua vida vai ser encarar algo muito mais importante: a afirmação de sua identidade. Tudo que ela mais quer é viver como qualquer outra garota. E, embora acredite firmemente que toda mudança traz a promessa de um recomeço, ainda não se sente livre para criar laços afetivos. Até que ela conhece Grant, um garoto diferente de todos os outros. Quanto mais eles convivem, mais ela se sente impelida a se abrir e revelar seu passado, mas ao mesmo tempo tem muito medo do que pode acontecer se ele souber toda a verdade. Porque o segredo que Amanda esconde é que ela era um menino.

O Livro

Apenas Uma Garota narra a vida de Amanda Hardy, uma típica adolescente que acaba de mudar de cidade. Típica? Logo percebemos que não. Embora sinta saudades de Atlanta, ela decidiu ir morar com o pai em Lambertiville, uma cidade ao Sul do Estados Unidos. A mudança, entretanto, não foi apenas um ato de querer conhecer um novo lugar. Alguns acontecimentos anteriores levaram Amanda para o hospital, onde ela quase perdeu a vida. Empenhada em deixar o passado para trás, ela resolve começar de novo, mas pode ser mais difícil do que pensava.

Para os moradores da cidade, Amanda é apenas uma menina da cidade grande. Ela logo chama a atenção dos meninos da escola por ser muito bonita, mesmo que não acredite nisso. Um desses meninos é Grant, que resolve se aproximar de Amanda a pedido de um amigo. O que parecia ser um simples caso de não interesse, transforma não apenas a vida de Amanda, como também a de Grant. Aos poucos, ele vai se encantando pelo jeito genioso da menina e ela vai deixando seu muro se desfazer. Será que ele ainda sentiria tudo aquilo se soubesse que ela nasceu um menino?

Conforme as páginas se tornam cinza, percebemos que aqueles são flashbacks da trajetória de Amanda. É fundamental compreendermos tudo aquilo que ela passou, para então entendermos seus medos no futuro. A mudança de pensamento e o conflito de identidades dentro da garota eram insuportáveis, ainda mais sem o total apoio da família.

Apenas Uma Garota
Divulgação/Intrínseca

O que achamos de Apenas Uma Garota?

Nunca imaginei que o livro se tratasse de preconceito e aceitação. Afinal, se tirássemos fato da protagonista ser uma mulher trans, estaríamos diante de um tradicional romance adolescente. Não pense, porém, que o livro foge muito disso. Todos os elementos do gênero estão ali: o romance, as amizades, as descobertas na adolescência, a família que não aceita, entre outros. Com um vocabulário simples, mas delicado, a autora criou uma trama leve e gostosa de se ler. Diferente dos clássicos romances adolescentes, porém, a importância das questões abordadas no livro é o que chama a atenção. Apenas Uma Garota está longe de ser uma história superficial de amor juvenil, mas sim uma trama sobre reconhecimento e aceitação da sociedade…e de si mesmo!

Muitas das experiências descritas por Amanda chegam a chocar o leitor de tão orgânicas e verdadeiras. Depois de terminar o livro, descobri que Meredith Russo também é transgênero e buscou inspiração em algumas situações de sua própria transição. Não tinha como dar errado! Apenas Uma Garota se trata de uma ficção com elementos da vida real, reunindo o melhor dos dois mundos. É triste pensar que ainda precisamos lidar com preconceitos em pleno século XXI, mas me alegra em saber que existem pessoas como Meredith Russo. A autora se dispôs não apenas a enfrentar todas as dificuldades, mas também a compartilhá-las com o mundo.

É muito fácil falar que não tem preconceito, mas será que reagiríamos diferente na pele de Grant? Descobrir que nos apaixonamos por um homem que nasceu mulher – ou vice-versa -, não é fácil, mas será que o sexo do nascimento é realmente mais importante do que o do momento presente?

  • Muito Bom
4