Ler é Bom, Vai | A encantadora história de O Mistério dos Cavalos Alados

Recebi o livro de hoje da Editora Plataforma 21 e logo me encantei por seu título, sua capa e pela textura que a mesma apresenta. O cuidado que a editora e a autora tiveram me contagiou, e mal esperava para poder descobrir O Mistério dos Cavalos Alados. Enfim tive um tempo para explorar a história, e ao acabar tive uma tremenda sensação de bem estar, provocada pelos detalhes e pela pureza descritos nas páginas, pelo desenvolvimento de cada personagem e pelos ensinamentos presentes nas entrelinhas. Todas essas características positivas me fizeram trazer o livro de Megan Shepherd para o Ler é Bom, Vai!

“Nosso mundo tem cores. Você só precisa saber onde procurar. Existem cavalos alados nos espelhos do Hospital Briar Hill – esses espelhos refletem os elegantes quartos que já pertenceram a uma princesa, mas que agora são o lar de crianças doentes. Somente Emmaline pode enxergá-los. Este é o seu segredo. (…) Como a menina encontrará cor em um mundo tão cinzento? Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, ‘O mistério dos cavalos alados’ traz uma prosa que se aproxima do lirismo e, assim como ‘O jardim secreto’ e ‘A princesinha’, já pode ser considerado um clássico. Um livro que será amado por muitas gerações.”

O Mistério dos Cavalos Alados foi completamente diferente do que eu imaginava que seria. No começo pensei tratar-se de uma história infantil, rasa e sem elementos atraentes para alguém com mais de 10 anos. Ledo engano, me encantei por ele de uma maneira que não há como explicar. O livro é profundo e denso, e por muitas vezes me peguei pensando se uma criança aproveitaria-o tanto quanto eu. Em contos de fadas e fábulas, todos sobrevivem e ficam felizes no final, diferente do que acontece na narrativa de Shepherd. Não pense, porém, que se trata de algo chato e longo, muito pelo contrário, terminei de ler em menos de um dia. Ao final da trama, nos vemos refletindo e pensando sobre os assuntos tratados, além de todas as lições que a autora nos ensina no decorrer das páginas.

Emmaline vive em um hospital abandonado durante a guerra, dividindo-o com outras crianças doentes, freiras e um misterioso homem chamado Thomas. Não demoramos muito para entendermos em que período se passa a história, principalmente após a descrição de bombas, soldados e aviões – o que me fez gostar ainda mais do livro. Desde o princípio, a menina descreve a doença de todos como águas paradas e não vou estragar a surpresa de vocês (não que a doença em si seja algo surpreendemente bom, apenas o nome curioso escolhido pela mente infantil da criança). É ela quem narra os fatos, assim como descreve minuciosamente os cavalos alados de dentro dos espelhos…e eles são lindos! Quando o mundo dos espelhos e o real se misturam, um dos maravilhosos animais aparece no jardim do hospital, e cabe a Emmaline ajudá-lo a voltar para casa.

Lume de Luar é a melhor amiga que uma criança sem esperanças poderia ter, principalmente por suas asas brancas enormes e macias. Mostrando que não são preciso palavras para surgir uma amizade, a égua e Emmaline desenvolvem o mais belo dos relacionamentos, fundado na proteção e no desejo pela vida. Mesmo tendo que escalar um muro, sair escondida e enfrentar um tenro inverno, a menina é a última esperança do animal – e vice versa. Independente de sua doença, a jovem é igual a qualquer criança de sua idade vivendo em um “mundo” diferente: exploradora, curiosa, destemida e acima de tudo teimosa.

“As vezes, quando uma pessoa especial do seu mundo morre prematuramente, essa pessoa apenas cruza a fronteira e se torna um dos meus cavalos, flanando pelo céu com asas emplumadas.”

A autora conseguiu fazer um livro infantil ser agradável e recomendado para todas as idades. No maior estilo Pequeno Príncipe, me arrisco em dizer que assim como a obra de Exuperie, O Mistério dos Cavalos Alados não tem idade para ser lido – e seria muito proveitoso em um mundo egoísta como o de hoje. Com uma escrita simples, porém não boba, Shepherd nos leva para dentro dos espelhos com Emmaline e ficamos angustiados nos momentos em que tudo pode da errado. Uma leitura extremamente recomenda, sem dúvidas!

 

  • Muito Bom
4
Sending
User Review
0 (0 votes)