Juntos Para Sempre Juntos Para Sempre

Ler é Bom, Vai | Juntos Para Sempre, de W Bruce Cameron

Sempre que vejo uma história relacionada a animais, procuro ficar bem longe. Quando o protagonismo gira em torno de um cachorro então, certamente não irei seguir adiante na leitura. Entretanto, com o lançamento de Quatro Vidas de Um Cachorro nos cinemas, não resisti e decidi investir na leitura. Maldita decisão. Depois de Marley & Eu e Sempre ao Seu Lado, esse foi o terceiro livro do gênero que mais me fez chorar na vida. Perder um animal já é doloroso o suficiente, imagina só ler sobre tal morte quatro vezes! Foi uma tortura e jurei não passar por isso novamente. É provável que eu já soubesse que a história teria uma continuação. E foi assim que Juntos Para Sempre chegou.

Quando recebi o livro através da parceria com a Editora HarperCollins Brasil, sofri por antecipação. Tenho um cachorro em casa que é a razão dos meus dias, mas principalmente, muito parecido com o pequeno que estrela a capa do drama. Mesmo que eu já tivesse decidido não sofrer de novo, essa semelhança me fez dar uma nova chance a W. Bruce Cameron. Juntos Para Sempre me surpreendeu, principalmente por ser mais bonito do que propriamente triste. Vamos ao livro.

Quatro Vidas de um Cachorro
Reprodução

Sinopse

Amigão, agora um cão velho que sentiu que cumpriu o seu objetivo de vida (ou vidas) vive feliz com Hannah. Porém, quando Gloria, uma aspirante a cantora, chega com Clarity, uma neta que Hannah não sabia que existia, Amigão se responsabiliza pelo bem-estar da menina, em especial ao ver o quanto Gloria não se importa com a própria filha. Assim, uma nova jornada começa, e o animal tem um novo objetivo: proteger e amar Clarity da forma incondicional que apenas um cachorro pode fazer.

O Livro

Enquanto no primeiro filme conhecemos o dono de Amigão, Ethan, na continuação podemos nos despedir dele. O livro começa dois verões após a morte de seu dono, onde o cachorro ainda se lamenta e sente saudade. Mesmo sonhe diariamente com o melhor amigo, ele permanece fiel a fazenda onde sempre morou, agora com Hannah, a viúva de Ethan. Depois de viver seu tempo como Bailey, ele pensou ter vivido o suficiente. Após perder o antigo dono, Amigão pensou que sua próxima morte seria definitiva. Mas se enganou. Ainda havia mais gente precisando de seu amor canino.

“Não importava se aconteceria nesse verão ou no seguinte. Ethan, o amoroso Ethan, era meu propósito final e eu o havia cumprido da melhor maneira que pude. Eu era um bom cachorro. Mas ainda sim…”

Nosso protagonista não demora para avistar sua próxima melhor amiga. Enquanto observava um momento na fazenda, viu a jovem bebê correr em direção ao lago. Gloria, a megera que tomava conta da criança, estava preocupada em se bronzear e não viu quando a menina caiu na água. Foi então que amigão fez seu primeiro ato de heroísmo, salvando a vida de Clarity. Era o começo de uma nova e bela amizade. A criança é neta de Hannah e consequentemente de Ethan, e por isso passa a frequentar a fazenda cada vez mais.

Juntos Para sempre
Recebido em parceria com a Editora HarperCollins Brasil (foto: Amazon)

Molly

Diferente do que tinha imaginado, renascer como Bailey não foi sua última missão. Ao acordar e perceber que agora se chama Molly, Amigão descobre que precisa proteger Clarity. Quando criança era uma menina adorável e divertida, mas a versão adolescente da neta de Hannah não era lá tão gentil. Mais uma vez o destino fez questão de colocá-lo no caminho certo, e Amigão acorda em uma caixa ao lado do irmão. Qual não é sua surpresa quando um rosto não tão estranho aparece para abraçá-lo. Ele logo pensa em Ethan e termina por descobrir que a jovem na verdade é Clarity, sua neta.

“Fiquei maluca, subindo em seu colo, dando beijos e cheirando sua pele. Eu estava saltando e girando de alegria. Clarity! Nunca havia me ocorrido que ela poderia vir me procurar, que ela saberia que eu havia renascido e me encontraria. Mas os seres humanos dirigem carros e decidem quando os cães comem e onde os cães moram, e com certeza isso era outra coisa que eles tinham o poder de fazer: podiam encontrar seus cães quando precisavam deles.”

Dentre todas os problemas envolvendo a má criação de Clarity, nada se agravou mais do que seu distúrbio alimentar. Molly observa enquanto sua nova dona corre para o banheiro após se alimentar ou se pesar e dói a ela não poder fazer nada. Além disso, convencer Gloria a ficar com a cachorrinha não é fácil e Molly passa por diversas idas ao canil antes de finalmente ficar. Por diversas vezes pensou que seria abandonada para sempre, mas sempre tendo fé que Clarity voltaria.

O Que Achamos de Juntos Para Sempre?

Juntos Para Sempre foi desenvolvido no mesmo molde de seu precursor. Amigão é Molly, que também é Max, que também é Toby, e juntos têm o mesmo objetivo: proteger CJ a todo custo. Saber a história pelo ponto de vista do cachorro é incrível e W Bruce Cameron conseguiu fazer mágica com as palavras mais uma vez. Diferente da trama anterior, os problemas enfrentados por CJ são mais tensos e complicados do que os de Ethan. A menina precisa lutar contra tudo e todos para enfim conseguir o que quer.

Juntos Para Sempre
Divulgação/HarperCollins Brasil

Outro ponto do livro que também me agradou foi o melhor desenvolvimento de cada vida de Amigão. Mesmo que tenha gostado muito de Quatro Vidas de um Cachorro, muitas das vidas de Amigão foram um pouco corridas. Como Max e Toby, ele aprende que é possível amar outros seres humanos sem prejudicar ou diminuir seu amor por Ethan. O antigo dono ainda é seu primeiro e único melhor amigo, mas ele cria um relacionamento puro e intenso com Clarity.

Por fim, um novo amor se desenvolve em Juntos Para Sempre. Assim como aconteceu no livro anterior, Amigão é peça fundamental para a relação entre CJ e Trent. Em diversos momentos, o autor me lembrou muito a relação de Ethan e Hannah, mas sem transformar isso em algo piegas. Mal posso esperar para a continuação da produção cinematográfica pois tenho certeza que será igualmente emocionante.

  • Muito Bom
4
Sending
User Review
0 (0 votes)