Ler é Bom, Vai | A Brigada dos Amaldiçoados, livro da Escola de Magia do Brasil

No início do ano de 2018, tivemos a oportunidade de conhecer a Escola de Magia do Brasil. Caso você ainda não tenha ouvido falar dela, certamente vale a pena conferir do que se trata AQUI. Durante os dias que passamos imersos na EMB, entramos na história e conhecemos alguns dos personagens citados no livro de hoje. Mas com certeza não estávamos preparados para descobrir um pouco mais do passado desse lugar incrível. A Brigada dos Amaldiçoados é lendária dentro das paredes da escola, e agora finalmente sabemos o porquê. Como membro da casa da Serpentes, posso dizer que ainda estou tentando processar tudo o que li. Uma coisa é certa, porém, ainda há muito a ser contado e, certamente, muito a ser descoberto.

A Escola

EMB, ou Escola de Magia e Bruxaria do Brasil está localizada em um maravilhoso castelo em Campos do Jordão, São Paulo. A escola é tudo aquilo que um fã de Harry Potter poderia querer. É uma verdadeira imersão no mundo mágico, com direito a capas, varinhas, aulas e muita, mas muita magia! Durante quatro dias, os alunos tem a chance de frequentar as aulas, que são escolhidas por nós. É provável que essa seja a primeira vez em que você vai ficar triste por não poder fazer todas. E dessa forma, mesmo que tudo seja uma grande diversão, é impossível sair da EMB sem um pouco de conhecimento. As lições passadas pelos professores serão decerto, carregadas por toda a vida.

O que mais chama atenção na escola é a riqueza de detalhes. Tudo se transforma, desde um simples tabuleiro de xadrez até as garrafas de refrigerante. Logo no primeiro dia recebemos um copo que nos permite tomar refrigerante sempre que quisermos. Além disso, em termos de Mundo Mágico não poderia faltar a clássica cerveja amanteigada. Toda noite, a Taverna do Javali Bisonho é aberta e todos podem se reunir com os amigos.

EMB
Divulgação

A Brigada dos Amaldiçoados

O que vemos hoje em dia na EMB é uma escola reformada e recuperada do que sofreu em 1996. Anos atrás, um grupo de alunos Serpentes não soube apenas aproveitar tudo aquilo que a escola tem a oferecer. A princípio pareciam alunos normais, famintos por conhecimento e por vitória. Cada um vindo de uma família diferente, com suas próprias tradições, encontraram representatividade nas palavras de uma pessoa. Petrus Romanov parecia uma criança geniosa e extremamente inteligente, mas sem dúvidas, nada perto do que viria a se tornar.

Petrus talvez lhe lembre de um certo garoto da franquia da Harry Potter. Obcecado pelo poder e pelo desejo de “limpar” o mundo dos não-bruxos, o menino russo usou de todos os recursos possíveis para tal. Através de suas palavras, reuniu um grupo de cerca de setenta alunos das Serpentes e os convenceu de seus objetivos. Entre esses alunos estavam Alma Damas e Hector Saião, dois dos melhores professores que a EMB já viu. Hoje em dia, a dupla integra o corpo docente da escola, além de serem referências para todos os alunos de sua casa.

Brigada dos Amaldiçoados
Divulgação/Foto: Michael Cardoso

O Livro

A Brigada dos Amaldiçoados é contada em terceira pessoa, mas sob o ponto de vista de Hector. O atual professor ingressou na escola aos 11 anos, como todo jovem bruxo, e foi escolhido para a casa das Serpentes. Tendo uma infância conturbada, com pais envolvidos em assuntos de magia negra, o menino foi viver com os avós. Nesse meio tempo, teve a chance de aprender um pouco mais sobre a Escola de Magia onde estudaria um tempo depois.

Seus primeiros dias na EMB já lhe deram uma prévia do que viria no futuro. Em poucos minutos, Hector já tinha encontrado aquela que seria o grande amor de sua vida. Alma Damas por sua vez, sentiu afeição pelo garoto e pelo jeito inocente que tinha, mas seus objetivos dentro da EMB iam muito além de se apaixonar. Mas quem é que manda no coração, não é mesmo? Ela logo foi recrutada para participar das reuniões secretas dos alunos das Serpentes. Embora não quisesse quebrar as regras, o desejo de fazer parte de algo fez com que Hector também aceitasse o convite. Era apenas o começo de uma jornada turbulenta e trágica envolvendo o futuro casal.

Com o passar dos anos, a sede pelo poder de Petrus cresceu. Chegou a um nível que nem mesmo seus colegas o reconheciam, embora Hector e Alma fossem seus mais fiéis escudeiros. Juntos, o trio passou a mexer com assuntos das trevas, sem se importar com as consequências.

A turma de 1996

Após diversos acontecimentos sombrios, dentre os quais vidas foram perdidas, o trio de amigos se formou na EMB. Por mais que isso significasse o fim da escola, certamente não significou o fim dos planos da turma de 96. O desejo de Petrus de “limpar” o mundo estava mais vivo do que nunca, e perdas em sua vida o transformaram em um ser irreconhecível. Ele estava obcecado pela profecia lendária que falava de Apep. Por certo você já deve ter ouvido falar na criatura monstruosa mitológica egípcia, uma serpente colossal que trará caos para o mundo. Se tratando de um aluno da casa das Serpentes, não é de se espantar que Petrus se identificasse bastante com a história.

Draco Malfoy
Reprodução

Explosões, traições, mortes e muitos mistérios. Não há palavras melhores para descrever o que foi o ano de 96. Temidos pelos bruxos e não-bruxos, o grupo de alunos formado por Petrus, Alma, Hector e muitos outros, devastou a EMB. Não apenas fisicamente, mas também a imagem e a história da escola. Não é atoa que ficaram conhecidos como A Brigada dos Amaldiçoados.

O Que Achamos?

Há quem pense que seja obrigatório já ter frequentado um dos anos da EMB para entender o livro. A história desenvolvida por Vanessa Godoy e Albert Vaz, porém, é tão rica em detalhes que torna tão obrigação desnecessária. Basta ser um fã de ficção para ficar envolvido no livro desde as primeiras páginas. Caso seja um fã dos livros de J.K. Rowling então, essa certamente é uma história para você. A Brigada dos Amaldiçoados faz referências a muitas outras tramas conhecidas pelo público. Obviamente que a mais presente é a de Harry Potter, mas se você é fã de ficção, talvez reconheça alguns nomes. Apep por exemplo, já esteve presente no universo mitológico de Rick Riordan! E se você á fã da Disney, talvez reconheça o sobrenome Romanov, presente no universo de Anastasia.

Mas não são as referências que tornam o livro tão especial. Os autores nos introduzem um universo novo, que embora alguns conheçam o cenário da escola, não imaginavam o que já aconteceu por lá. A riqueza de detalhes é impressionante, e é praticamente impossível não tentar imaginar as cenas. Os personagens são minuciosamente bem descritos e as situações são de tirar o fôlego. E quando achamos já ter vivido tudo no livro, o plot twist final é daqueles de ficarmos horas encarando a página. Mal podemos esperar pela continuação de A Brigada dos Amaldiçoados.

A Brigada dos Amaldiçoados
Divulgação
  • Excelente
5
Sending
User Review
5 (1 vote)