Ler é Bom, Vai! Você Nasceu Para Isso, de Michelle Sacks

Você Nasceu Para Isso é o romance de estreia da autora sul-africana, Michelle Sacks. Lançado pela editora Intrínseca, a história segue a máxima de que as aparências enganam. O suspense faz uma crítica àquelas pessoas que constroem uma imagem perfeita nas redes sociais como se suas vidas fossem um comercial de margarina. Porém, no interior, não é bem assim. Às vezes, aquele casal perfeito com muitas mensagens poéticas no Instagram e milhões de likes, podem estar guardando segredos obscuros e sinistros.

A narrativa é focada em três personagens, Sam, Merry e Frank. A história começa com Sam Hurley, professor de Universidade, e sua esposa Merry, cenógrafa, trocando o conforto de Nova York por um estilo de vida completamente diferente em uma casinha isolada na Suécia. Com um bebê recém-nascido, eles acreditam que a mudança drástica para as belas paisagens suecas será saudável para a família. Mas o conto de fadas que eles transparecem para os familiares e amigos é uma maquiagem que escondem problemas enraizados e profundos. Sam não é um marido perfeito e está escondendo o real motivo de se mudar para a Suécia. Enquanto isso, Merry não está tão feliz em abandonar sua vida nova-iorquina para ser uma dona de casa e mãe de primeira viagem. Mas, ela disfarça todo seu ódio por sorrisos e carinhos falsos para Sam e o bebê, Connor.

Quando Frank, a amiga de infância de Merry, decide passar uns dias com o casal na Suécia, toda a farsa vem à tona. Sam e Merry não são bem quem dizem ser, e a própria Frank não é lá uma grande amiga e também tem seus próprios segredos.

Você Nasceu Para Isso retrata a escuridão que ambienta nos relacionamentos mais íntimos. Sacks apresenta uma visão realista com Sam, Merry e Frank. Senti que ela quis passar neste livro que não existem os contos de fadas da Disney na vida real. Tudo é uma fantasia e muitos casais acreditam que estão vivendo uma linda história de amor em poucos meses de relação. Mas, muitas dessas relações, são permeadas por uma teia de segredos, obsessão e inveja, que escancaram quando menos se espera.

Isso não quer dizer que todo relacionamento é tóxico, mas Você Nasceu Para Isso aponta a banalização que se tornou com o uso exacerbado das redes sociais, com casais criados pela mídia para seus seguidores se espelharem. Michelle Sacks alerta para que o leitor não se torne um Sam, Merry ou Frank. Acima de tudo, a felicidade precisa vir do interior. E os personagens desta história estavam infelizes e ficaram passando o pano. Acreditando na perfeição. Sacks coloca o dedo na ferida em uma narrativa instigante do início ao fim.