Sol da Meia-Noite, de Stephenie Meyer Sol da Meia-Noite, de Stephenie Meyer

Ler é Bom, Vai! Sol da Meia-Noite, de Stephenie Meyer

Reprodução/Summit
Sol da meia-noite livro Crepúsculo
Divulgação – Intriseca

Sol da Meia-Noite chega doze anos após o último livro da Saga Crepúsculo, Amanhecer. Inicialmente, o livro seria lançado entre 2009 e 2010. Mas depois que alguns capítulos foram vazados, a autora Stephenie Meyer optou por engavetar a obra. O livro mostra a visão de Edward Cullen sobre Crepúsculo, trazendo expansões da história e situações não presenciadas por Bella Swan, a narradora e protagonista dos quatro livros anteriores.

Sob o ponto de vista de Edward Cullen, um vampiro com quase 100 anos, Stephenie Meyer nos coloca na mente de um predador, alguém que está disposto a matar Bella no momento que a conhece em Forks. O icônico encontro dos dois na aula de biologia, onde dividiram a mesma mesa, foi um dos muitos momentos em que o vampiro planejou a morte da garota. Sua sede era tão incontrolável que nem os alunos da sala iriam escapar.

Para Edward Cullen, os humanos eram frágeis, insignificantes e previsíveis. Mas, seu comportamento muda quando conhece Bella Swan, uma garota que atrai o perigo e que ele não consegue saber o que se passa em sua mente. A habilidade de ler mentes de Edward é bloqueada em Bella. Assim, a estratégia do vampiro é ler as mentes de seus colegas como Jessica, Angela e Mike. Acompanhamos uma visão diferente dos amigos de Bella sobre todo o relacionamento entre a adolescente e o vampiro.

Sol da Meia-Noite também mostra o impacto da presença de Bella Swan na família Cullen. Jamais um relacionamento tão próximo com um humano aconteceu e todos ficam sem entender sobre a obsessão de Edward com a garota. Jasper, o último vampiro que adotou a dieta de sangue humano, mostra uma visão mais fria no início. Rosalie sente repulsa por Edward amar alguém mais do que ela. Emmet acredita que Edward pode se meter em encrenca. Já Esme e Carlisle entende os sentimentos de Edward, confiando em suas decisões.

Alice Cullen, uma das personagens mais queridas pelos fãs, se torna ainda mais importante em Sol da Meia-Noite. Sob ol olhar de Edward, acompanhamos o tamanho real da sua habilidade de prever eventos futuros. A vampira prevê que a morte de Bella é inevitável e que Edward estará envolvido. Interessante ver a vampira mapeando todos os caminhos para Bella se salvar e que Edward continue ao lado dela.

Edward luta incessantemente contra sua sede de sangue e ficar ao lado de Bella, inclusive durante as noites que presencia o sono da garota, fazendo ele se sentir não menos perigoso do que os arruaceiros de Port Angeles que quase atacaram Bella. Enquanto para a adolescente, o vampiro era a figura de alguém sem defeitos, um príncipe saindo das páginas de romance, Edward se vê como um monstro prestes a sugar o sangue de Bella. Seu lado predador vai enfraquecendo a partir do momento que se aproxima mais da garota, que começa a despertar o seu lado mais humano.

A romã presente na capa tem tudo a ver com a história. Edward cita por diversas vezes no livro o mito de Perséfone, a romã e Hades. No conto, Perséfone era uma mulher que atraiu a atenção de muitos deuses. Sua representação era de uma mulher jovem uma romã, o fruto proibido que ela comeu no submundo. Ou seja, Bella para Edward era Perséfone e ele era o submundo.

Era a humana mais interessante que ele conheceu. Enquanto Bella se enxergava como alguém imperfeita, atrapalhada e pouco atraente, sob o olhar do vampiro acompanhamos uma Bella afetuosa, inteligente e que se preocupa com as pessoas ao seu redor. Apaixonada por leitura, Edward percebe que muito de sua personalidade nasceu pelos livros e personagens de clássicos da literatura.

Ou seja, é muito importante que o leitor tenha lido os outros livros da saga, principalmente, Crepúsculo. Ler Crepúsculo e Sol da Meia-Noite na sequência vai proporcionar uma experiência ainda mais enriquecedora dessa relação de Edward e Bella.


Leia também: Crepúsculo | Por onde anda o elenco, 12 anos depois?


Lançado pela editora Intrínseca, Sol da Meia-Noite é uma narrativa nostálgica para os fãs da saga Crepúsculo. O lançamento do livro foi a realização do desejo de qualquer twilighter. Sem dúvidas, um dos livros mais bem escritos de Stephenie Meyer. Com mais de 700 páginas, Meyer trouxe novas informações sobre os personagens, expandiu o universo da saga e pode ter preparado terreno para novos livros. É a prova que ela criou um universo rico em possibilidades.