Shazam e a Sociedade dos Monstros, por Jeff Smith Shazam e a Sociedade dos Monstros, por Jeff Smith

Ler é Bom, Vai | Shazam e a Sociedade de Monstros, por Jeff Smith

Quadrinhos de super-herói há muito não são voltados para o público infantil. Uma tentativa de mudar isso e fazer algo que pudesse interessar ambos os públicos foi a minissérie Shazam e a Sociedade dos Monstros, escrita e desenhada por Jeff Smith (Bone). Unir um texto que capture o interesse de adultos enquanto tem um traço e linguagem fácil o bastante para divertir as crianças. O título tem bastante sucesso nisso.

Shazam e a Sociedade dos Monstros começa explicando quem é Billy Batson, menino que vive na rua. Apesar de todos os problemas, as violências que sofre – apesar de não mostrar, é bem óbvio para quem sabe o que está lendo – ele se mantém uma criança bondosa e de coração puro. É por isso que o mago Shazam o invoca para a Pedra da Eternidade e faz com que seja o novo hospedeiro do Capitão Marvel.

Essa versão do personagem acompanha as versões mais clássicas do personagem, em que ambos, Billy e Capitão Marvel, são entidades separadas que “trocam de lugar” quando gritam “Shazam!”. Eles conversam entre si, discordam e até brigam quando é necessário.

Outros personagens começam a ser introduzidos em Shazam e a Sociedade dos Monstros. Dr. Silvana, a menina Mary, o Sr. Malhado. Todos eles entram na história de bastante orgânica, com um significado para sua participação. Fica bem claro que, desde o início, o objetivo de Jeff Smith é reapresentar não só o Capitão Marvel, mas todo o universo que o cerca.

O último ponto relevante na história é o surgimento dos monstros. Eles começam a vir de outra dimensão e planejam conquistar a nossa, e talvez não baste todo o poder do Capitão Marvel para detê-los. A figura enigmática do Sr. Cérebro e sua verdadeira identidade é o mistério da trama.

Shazam e a Sociedade dos Monstros é uma minissérie curta, com quatro edições, mas serve para introduzir todo o universo do Capitão Marvel, sem sentir que as coisas estão apressadas. Você realmente conhece e se afeiçoa aos personagens apresentados. A leitura é bastante fácil, o traço de Jeff Smith parece bastante simples, o que deve atrair a atenção das crianças. Ainda assim é uma leitura interessante e com camadas. Se você não conhece nada do personagem, só viu o filme e quer conhecer, é uma boa porta de entrada.