O Anel do Nibelungo, de P. Craig Russell

Um dos grandes clássicos da fantasia. O Anel do Nibelungo, de P. Craig Russell, é baseado na famosa ópera de Richard Wagner. Ela contém os principais elementos do que conhecemos da mitologia nórdica, como Odin, Loki, as valquírias, dragões e outros. Foi lançado pela Editora Pipoca & Nanquim no Brasil.

Bastante fiel à ópera de Wagner, P. Craig Russell (Sandman, Coraline) dividiu seu O Anel do Nibelungo em pequenas minisséries: O Ouro do Reno, A Valquíria, Siegfried e Götterdämmerung (O Crepúsculo dos Deuses), que funcionam sozinhas, mas que somadas permitem uma compreensão maior da história. Felizmente esse volume reúne as quatro.

Em O Ouro do Reno, descobrimos que as sereias são as guardiãs do ouro que fica no rio do Reno. Alberich, membro da raça dos nibelungos, cobiça tanto elas quanto o tesouro. Como elas o rejeitam e humilham, ele rouba o ouro e com ele forja o Anel, cujo poder é governar o mundo. O problema é que o Pai dos Deuses, Votan(Odin), cobiça esse tesouro. 

O poderoso Votan, o Pai dos Deuses, na arte de P. Craig Russell

A teia do destino vai reunir a todos no Anel do Nibelungo, como a rebelde valquíria Bhumhildé, o dragão Fafnir, o heroico Siegfried e até mesmo deuses como Votan e Logé. Todos eles estão enredados pelo anel amaldiçoado criado por Alberich. 

Os amantes de fantasia vão reconhecer diversos elementos da história, como dragões e seus tesouros fabulosos, itens mágicos, guerreiros valentes, maldições e deuses interferindo no mundo dos homens. Apesar de diferenças com os mitos nórdicos clássicos, a versão de Wagner para a lenda do Anel do Nibelungo é uma das mais conhecidas.

A narrativa e arte de P. Craig Russel é sensacional aqui, tanto que O Anel do Nibelungo ganhou prêmios Eisner de Melhor Série Limitada e Melhor Desenhista no ano de seu lançamento, 2001. Os momentos que na ópera são apenas música, com temas que se misturam, são belíssimos.

O Anel do Nibelungo, de P. Craig Russell, é um grande quadrinho para os fãs de fantasia, ou mesmo para aqueles que gostam de uma boa história bem desenhada. 

Comentários

Notícias relacionadas