Ler é Bom, Vai! Locke & Key – Vol. 2: Jogos Mentais

Demorou! Mas finalmente, após três longos anos, chega pela Geektopia o segundo volume de Locke & Key, HQ de Joe Hill e Gabriel Rodriguez. O lançamento é motivado pela chegada da série da Netflix. Só não precisava ter demorado tanto, já que Bem-Vindo a Lovecraft é sensacional!

O Volume 2 intitulado Jogos Mentais continua a partir do final do volume anterior. Joe Hill segue sendo um grande contador de histórias, adentrando ainda mais na família Locke. Conhecemos mais do passado da figura sobrenatural Dodge, agora assumindo a identidade de Zack Wells, depois de usar uma das chaves místicas para mudar de gênero. Somos surpreendidos que ele está presente na cidade há bastante tempo, tendo bagunçado a vida de muitos habitantes de Lovecraft. Sua forma como o novo aluno da escola, abre feridas muitas feriadas no passado. Com a nova identidade, Dodge se aproxima de Tyler, Kinsey e Bode, para manipula-los e conseguir as outras chaves.

A narrativa é mais uma vez o diferencial. Hill trabalhar com eficiência todos os personagens. Um antigo professor da escola, que parecia um mero figurante, se torna essencial para desvendar que Zack Wells fora no passado um antigo aluno seu, Lucas Caravaggio, este ligado também a professora Ellie Whedon, e seu filho autista. Entre uma página e outra, Hill se aprofunda ainda mais no passado e com momentos incríveis de flashback.

Nada disso seria possível, se não fosse a arte do chileno Gabriel Rodriguez, que trabalha o passado dos personagens fugindo do usual. É interessante como ele aproveita cada diálogo, cada imagem, para rapidamente jogar o leitor para o passado na página seguinte, não deixando a narrativa confusa. Falando em Rodriguez, quando somos apresentados a chave da mente, que literalmente abre sua cabeça, o artista brilha novamente criando um mosaico de memórias de deixar o queixo caído.

Locke & Key – Vol. 2: Jogos Mentais é mais um volume rico em detalhes e ideias deste incrível quadrinista chamado Joe Hill. Uma pena que a série da Netflix, que ainda vamos falar, não soube aproveitar todo o potencial desta história. Agora é esperar que o Volume 3 não demore mais três anos para chegar por aqui. Colabora aí, Geektopia!