Ler é Bom, Vai | Assassinato no Expresso do Oriente, de Agatha Christie

Em semana de estreia no cinema, resolvi falar de um dos maiores clássicos da literatura. Qual amante dos livros nunca ouviu falar da autora britânica conhecida como Rainha/Dama do Crime? Quem nunca leu algo escrito por Agatha Christie? Dentre os inúmeros sucessos publicados por ela, muitos já tiveram sua história adaptada para o cinema ou telas de televisão durante os anos. No próximo dia 23, Assassinato no Expresso do Oriente ganhará uma nova produção cinematográfica, estrelada por nomes muito conhecidos e aclamados do ramo. Buscando relembrar a trama original, hoje o Ler é Bom, Vai! fala sobre o livro, publicado pela primeira vez no dia 1º de janeiro de 1934.

“Nada menos que um telegrama aguarda Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano. O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada.”

Durante seus anos de sucesso em livrarias, Assassinato no Expresso do Oriente já ganhou diversas reedições. Independente do que estampe sua capa, o que integra suas páginas é o que continua a atrair cada vez mais fãs pelo mundo. Particularmente sou suspeita para falar de Agatha Christie, uma vez que o gênero romance policial é meu segundo favorito – só perde para ficção. Sempre me recomendaram ler as obras da autora e, uma vez começado, é um caminho sem volta. A trama em questão é, provavelmente, a mais conhecida de Christie ao lado de Os Dez Negrinhos ( E Não Sobrou Nenhum). Caso nunca tenha lido nada escrito pela britânica, recomendo começar por esses dois.

Relançado com a capa temática do filme, o livro narra a história do Expresso do Oriente, uma renomada locomotiva famosa por seus luxuosos atributos. Enquanto seguia o caminho para seu destino, o trem é atingido por uma tempestade de neve que o obrigada a parar em meio aos trilhos. Diferente do que era esperado para essa época do ano, o Expresso está cheio de passageiros, mas um deles não acorda na manhã seguinte. Encontrado morto em sua cabine com doze facadas e a porta trancada por dentro, um americano tem sua vida – e morte – investigada por Hercule Poirot, um dos detetives mais famosos da literatura mundial.

Por mais que pareça algo simples, todas as tramas de Agatha Christie estão longe de serem rasas. Assim como acontece em outras histórias, o clímax desta acontece apenas nas últimas páginas, instigando o leitor a permanecer atento até o final. Extremamente inteligente, bem desenvolvido e criativo, o livro envolve todos os personagens em seu decorrer e cada um tem seu momento de destaque no mistério. Estruturada em três partes – “Os fatos”, “Os testemunhos” e “Hercule Poirot para e pensa” -, a obra nos dá a sensação de que estamos ao lado do detetive em plena investigação.

Assassinato no Expresso do Oriente pode ter sido escrito anos atrás, mas sua leitura é tão simples e bem estruturada, que é possível terminá-lo em menos de um dia. Christie não economiza nos detalhes e no sarcasmo, principalmente no que se trata de Poirot. Vou confessar que ele se tornou meu segundo detetive, perdendo apenas para Sherlock Holmes (a versão de Bennedict Cumberbatch de preferência). Quando descobri que seria relançado com a capa do filme, quase me arrependi de ter comprado uma versão antiga – quase, mas não o fiz. A Editora HarperCollinsBrasil não poderia ter aproveitado o filme de maneira melhor, criando um design de capa igualmente misterioso e sinistro quanto sua história.

Elenco que irá estrelar a nova versão de Assassinato no Expresso do Oriente

Após ler essa história maravilhosa, não é de se espantar que seja um dos filmes mais aguardados do ano. Assassinato no Expresso do Oriente chega aos cinemas no dia 30 de novembro.

 

  • Excelente
5
Sending
User Review
0 (0 votes)