Ler é Bom, Vai! As Sombras do Cristal Encantado

Divulgação
Reprodução/Planeta

Lançado em 1982, O Cristal Encantado se tornou um clássico cult. Parecia que o filme foi esquecido, mas o universo criado por Jim Henson está de volta com livros e uma série da Netflix intitulada O Cristal Encantado: A Era da Resistência.

Sob o selo Minotauro, a Editora Planeta lançou no Brasil os primeiros livros, que são ambientados antes do longa original e servem de preparação para a série da Netflix. As Sombras do Cristal Encantado é o primeiro de quatro volumes do universo. Os livros foram escritos por J.M. Lee, um dos integrantes da equipe de roteiristas da série da Netflix.

O livro acompanha a jornada de Naia, uma gelfling que se aventura nos confins do mundo para descobrir o mistério do desaparecimento de seu irmão Gurjin, acusado de alta traição pelo sinistro lorde dos Skeksis. Durante a procura pelo irmão, Naia se depara com outros clãs, e percebe que algo estranho está acontecendo na terra. Uma doença está contaminando os animais, tornando-os hostis e extremamente perigosos. Tudo é uma consequência do uso do cristal, que está sob posse dos Skeksis. Ou seja, o artefato que deveria ser o símbolo da prosperidade e da vida, se tornou o motivo para o caos instalado. Durante sua jornada, Naia começa a ter respostas de suas dúvidas, precisando tomar decisões arriscadas.

A obra de J.M. Lee disseca todo o universo criado por Jim Henson e apresenta belíssimas ilustrações. O autor apresenta muito mais dos clãs, e cria uma narrativa deveras instigante. Como se trata de um prelúdio, a história é um excelente ponto de partida para quem deseja adentrar neste mundo incrível de fantasia.