Ler é Bom, Vai! A Troca, de Beth O’Leary Ler é Bom, Vai! A Troca, de Beth O’Leary

Ler é Bom, Vai! A Troca, de Beth O’Leary

Reprodução/Intrínseca
Ler é Bom, Vai! A Troca, de Beth O’Leary
Reprodução/Intrínseca

A Troca é o segundo livro de Beth O’Leary que trazemos para a seção Ler é Bom, Vai! Depois de nos apresentar uma comédia romântica envolvente em Teto para Dois, a autora introduz mais uma obra do gênero comédia, mas focada em uma relação familiar.

A Troca é sobre as protagonistas Leena Cotton, de 29 anos, e sua avó Eileen Cotton, de 79 anos. Ambas vivem de formas totalmente distintas. Leena é uma viciada no trabalho, dando pouca atenção para o que está acontecendo ao redor. Depois de uma situação constrangedora na empresa que trabalha, ela é obrigada a tirar férias e descansar. Já Eileen não quer descansar. Ela quer um pouco de agito. Quer encontrar um namorado na internet e viver o que deixou para trás. Quando Leena decide visitar sua avó nas férias, as duas decidem viver a rotina uma da outra. Elas mudam de casas, de celulares, computadores e até dos amigos. A experiência irá proporcionar momentos nunca antes vivido pela avó e neta.

A narrativa de Beth O’Leary consegue cativar pela forma como ela apresenta a jornada de Leena e Eileen. Ela traz para a mesa situações corriqueiras e que todos estão propensos a viver. Por exemplo, todos nós temos um pouco de Eileen, uma jovem ambiciosa e que vive da rotina de resultados do emprego. Ela não se deu conta do quanto isso tá afetando sua saúde mental e o que ela está deixando de lado. Já Eileen queria ser jovem como sua neta, namorar, se divertir com os amigos, viver. Ao ver sua neta desperdiçando vida, ela percebe que precisa agir para que Eileen não cometa os erros que ela cometeu no passado. Às vezes, antes de dar o próximo passo é preciso recuar. Ao lado de sua avó, Eileen entende de fato o que significa recomeçar.

Lançado no Brasil pela editora Intrínseca, A Troca foi o melhor livro para encerrar um 2020 deveras caótico. Sua mensagem é otimista e nos atenta para aproveitar as coisas mais simples que costumamos não valorizar. Uma leitura que nos ensina muito.