Ler é Bom, Vai! Teto para Dois, de Beth O’Leary

Reprodução/Intrínseca

Você dividiria um apartamento com alguém que nunca viu? E dormir na cama de alguém que jamais trocou uma palavra?

Esse é o conceito básico, mas deveras intrigante, de Teto para Dois, romance de Beth O’Leary que chega ao Brasil pela editora Intrínseca. Conhecida por editar livros infantis, Beth nos presenteia com um casal diferente e apaixonante. É uma história de amor para o público mais jovem, mas muito maduro e que aborda assuntos de forma densa e direta.

O enredo alterna capítulos apontando o ponto de vista dos protagonistas: Tiffy e Leon. A história começa com a busca de Tiffy por um novo apartamento após o fim do namoro. Com a ajuda dos amigos, ela precisa de um lugar barato para morar. O problema é que em Londres as coisas não são tão baratas. Ao folhear o jornal, ela encontra um anúncio estranho, mas que chama sua atenção.

Passando por problemas financeiros, o enfermeiro Leon decide sublocar seu apartamento por seis meses, onde fica apenas no período da manhã, já que passa os finais de semana com a namorada e trabalha no turno da noite. Contudo, o apartamento é simples e só possui uma cama para dividir. Mesmo com o sinal de alerta dos amigos, Tiffy está com poucas opções e decide fechar o contrato por seis meses com Leon, ficando com o apartamento no turno da noite, enquanto Leon fica com o turno da manhã. Para evitar qualquer desconforto, a comunicação entre os dois acontecerá por meio de post-its espalhados pela casa.

Beth O’Leary cria uma narrativa instigante e impossível de largar na medida que avançamos na história. A relação incomum de Tiffy e Leon agrada pela forma espontânea em que a troca de bilhetes entre os dois é construída, com muito bom humor e referências à cultura pop. É inevitável que ambos vão acabar se cruzando, mas a autora não deixa barato. Há muitas camadas para desenvolver, e a autora trabalha com eficiência temas profundos, como traumas do passado e relacionamentos abusivos.

Teto para Dois é um romance doce, apaixonante e divertido. Um casal totalmente diferente que se conecta de uma forma inusitada. Tiffy e Leon virou um dos casais favoritos do Ler é Bom, Vai!