Ler é Bom, Vai! A Filha das Profundezas, de Rick Riordan

Divulgação/Intrínseca

Quando Rick Riordan anunciou seu mais novo sucesso literário, os fãs logo se animaram com a possibilidade de mais uma história da franquia Percy Jackson chegar por aí. Não chegou, mas nada que diminua toda a atenção que A Filha das Profundezas deve receber. E para os nostálgicos de plantão, há uma primeira grande semelhança entre a protagonista e o filho de Poseidon: Ana Dakkar é a última descendente viva de um verdadeiro gênio dos mares (infelizmente, ele não era imortal como o pai de Percy).

A história de A Filha das Profundezas

Pela primeira vez nos livros de Rick Riordan temos uma protagonista feminina (YAY!). Depois de conhecermos Percy, Magnus, Jason e Lester, Ana Dakkar chegou para mostrar que heróis independem de gênero (e acreditem, ela é uma das melhores protagonistas de Riordan até agora). Lidando com os problemas que uma adolescente de sua idade precisa lidar, como cólicas menstruais e absorventes em um submarino pré-histórico, ela enfrentará alguns dos típicos desafios que uma heroína precisa vencer, mas felizmente, ela terá os melhores amigos possíveis para isso.

Divulgação/Oráculo dos Semideuses

Ana é uma estudante da renomada Academia Harding-Pencroft, conhecida popularmente como Academia HP (e sim, Rick Riordan faz questão de deixar claro estar ciente das comparações com Harry Potter. Em A Filha das Profundezas, descobrimos que lá estudam os melhores cientistas marinhos, guerreiros navais, navegadores e exploradores submarinos do mundo. Assim como na escola do menino bruxo, os alunos são desenvolvidos em quatro casas: Golfinhos, Orcas, Tubarões e Cefalópodes, cada qual escolhida de acordo com as características de cada um.

A herdeira de Nemo

Não, não estamos falando do peixe, mas sim do lendário Capitão Nemo das histórias de Julio Verne. A Filha das Profundezas é todo baseado em A Ilha Misteriosa e Vinte Mil Léguas Submarinas, e tal como em Percy Jackson, traz para o público histórias dos livros que realmente aconteceram na vida real. A família de Ana é atualmente resumida em seu irmão mais velho Dev, pois seus pais morreram em uma expedição científica anos antes, quando trabalhavam na HP.

Veja também: Ler é Bom, Vai! Tartarugas Ninja: Coleção Clássica Vol. 4

Quando uma tragédia acontece na escola e muda a vida de Ana e seus amigos para sempre, ela descobre que o Instituto Land, uma escola rival, está disposta a tudo para destruir a HP e tudo aquilo que ela prega. E o principal: Ana Dakkar precisa ser capturada viva, pois é a última descendente viva de Nemo, conhecido como Príncipe Dakkar.

Ler é Bom, Vai!

A escrita de Rick Riordan não mudou, para a alegria dos fãs. O autor recorre a todos os elementos que o consagraram como um dos maiores escritores infantojuvenil da atual geração, trazendo uma linguagem moderna e fácil, dialogando com o público a cada página. As referências clássicas a cultura pop também estão presentes, como Harry Potter, Adele e muitas outras que deixaremos você descobrir sozinhe! A Filha das Profundezas conta com uma trama rápida, intrigante e coesa, amarrando pontas a cada capítulo e deixando ganchos para uma possível continuação.

Divulgação/Intrínseca

Além de Ana, a história também se desenrola graças aos personagens coadjuvantes, tão bons quanto a protagonista. Gemini Twain é claramente um interesse amoroso futuro de Ana, mas por enquanto, é um ótimo amigo e um fiel companheiro de escola. Nelinha da Silva chega como a primeira personagem brasileira de extrema importância nas histórias de Riordan e sua perspicácia e inteligência evitam que Ana vá parar no fundo do mar diversas vezes.

Ainda não sabemos se A Filha das Profundezas ganhará uma continuação, mas Riordan dificilmente investirá em um único livro em sua mais nova história. O autor já revelou a importância da inspiração em Julio Verne, um de seus autores favoritos, algo que pode trazer para a possível nova saga um carinho ainda mais especial.

No Brasil, o livro foi publicado pela Editora Intrínseca.