Lazarus volume 1, de Greg Rucka e Michael Lark Lazarus volume 1, de Greg Rucka e Michael Lark

Ler é Bom, Vai | Lazarus volume 1, de Greg Rucka e Michael Lark

Uma história que combina um futuro distópico, ação, intriga e uma protagonista forte. Assim podemos chamar Lazarus volume 1, da dupla Greg Rucka (Gotham DPGC, Mulher Maravilha) e Michael Lark (Gotham DPGC, Demolidor), publicação da Image Comics que a Editora Devir trouxe para o Brasil.

O mundo, um futuro um pouco a frente do nosso tempo, o mundo foi dividido por famílias donas de mega corporações. Cada família tem seu território no mundo, onde governa seus servos da maneira que achar melhor. Fica claro desde o início que quem não é parte de uma família não tem nada. Todas essas famílias tem um guardião, uma espada. Chamados lazarus, essas pessoas selecionadas recebem treinamentos e melhorias genéticas e mecânicas para se tornarem perfeitas máquinas de matar, a serviço de seus pares.

A história é focada na família Carlyle, nesse primeiro volume. Eles governam o que hoje são os Estados Unidos, que dividiram entre si e todos abaixo de seu patriarca, Malcolm. A história é centrada na lazarus dos Carlyle, Forever, criada para ser a mais mortal das armas.

Aí é que a história diverge do que seria esperado. Forever é uma assassina, uma máquina de matar, mas em nenhum momento parece ter prazer nisso. Inclusive ela parece ser mais frágil do que seria suposto. Ela é sim praticamente uma super-heróina, capaz de grandes feitos, mas o trabalho de Rucka e de Lark é tão bom que conseguimos sentir o medo nela. Ela se fere, sangra e duvida de que tudo dará certo, mesmo com suas tremendas habilidades. E isso deixa a história mais crível.

Existe também um elemento de filme de máfia em Lazarus. Os Carlyle precisam lidar com as traições em seu meio e também com as famílias rivais. No primeiro volume somos apresentados a outra, os Morray do México. É mencionado um tratado em Macau, logo é provável que existam outras famílias em outras partes do mundo.

Nada é o que parece ser em Larazus, ninguém e de confiança. Todos têm suas próprias agendas. E realmente nos preocupamos com Forever nesse meio de sujeira e intrigas, torcemos para que ela vença. Bem, capacidade ela tem para isso.