Elric de Melniboné Elric de Melniboné

Ler é Bom Vai | Elric de Melniboné: A Traição ao Imperador, de Michael Moorcock

Elric de Melniboné é um dos personagens mais importantes do gênero literário espada e feitiçaria. Diferente de Conan e outros personagens clássicos do gênero, Elric é um feiticeiro albino e frágil, que depende de magia para se manter vivo. A Traição ao Imperador, lançado pela Editora Generale é o início de suas aventuras de maneira cronológica, mas não o primeiro a ser publicado lá fora.

A Traição ao Imperador começa com um Elric ainda bastante jovem, aparentemente há pouco coroado imperador. Ele é diferente de seu povo, os melniboneanos, que se consideram criaturas do caos, não humanos, e estão acima de dilemas morais. Uma civilização já decadente, hoje os habitantes de Melniboné deseja apenas viver a vida da maneira mais luxuosa possível. Elric, por outro lado, está cheio de dúvidas e contradições morais, sobre o que é certo e errado, e como ele pode ser um melhor imperador para seu povo.

O povo está ciente das consideradas estranhesas de seu imperador, e muitos não estão confortáveis com isso. O principal adversário de Elric é seu primo Yyrkoon, homem de força e vigor, e também um grande feiticeiro. Amoral, Yyrkoon acredita que ele sim deveria ser o imperador, e fica desafiando Elric o tempo todo, testando seus limites. Outra personagem de destaque é Cymoril. irmã de Yyrkoon e amada de Elric, que apesar de doce acredita que seu amado perde tempo ao não matar de uma vez seu rival.

Como o nome A Traição ao Imperador já antecipa, Elric será traído e precisará sair de Melniboné para executar uma missão, passando por nações estrangeiras e até mesmo outro plano. Será nessa aventura que ele irá encontrar a famosa espada mágica Stormbringer, importante para a mitologia do personagem.

Elric de Melniboné é um livro bem pequeno, quase uma novela. É uma leitura bem fácil, que introduz a mitologia do mundo fantástico de Elric. Para os fãs de RPG, fantasia medieval e Dungeons & Dragons, é uma excelente pedida.