DC A nova fronteira, por Darwyn Cooke DC A nova fronteira, por Darwyn Cooke

Ler é Bom, Vai | DC: A Nova Fronteira, por Darwyn Cooke

Uma carta de amor ao Universo da editora DC Comics, uma homenagem a Era de Prata dos quadrinhos americanos. Isso é DC: A Nova Fronteira, quadrinho escrito e ilustrado por Darwyn Cooke. E uma retomada do que tornou esses personagens lendários, em primeiro lugar.

Depois da Segunda Guerra Mundial, cedo a alegria da vitória já se tornou medo de algo maior, uma outra guerra, desta vez entre os Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Isso fez com que a paranoia saísse do controle, e todos eram vistos como inimigos. Mesmo com seus valentes esforços durante a guerra, a Sociedade da Justiça da América também foi caçada e preferiu encerrar suas atividades – como visto em Sociedade da Justiça: A Era de Ouro, que também retrata muito bem esse período – com seus membros se aposentando ou só sumindo.

DC: A Nova Fronteira, por Darwyn Cooke
A Sociedade da Justiça é expulsa

Ficam ainda em atividade apenas três heróis, Superman e Mulher Maravilha, que trabalham para o governo americano, e o Batman, agora um fora da lei. DC: A Nova Fronteira, porém, mostrar o surgimento de uma nova turma de heróis. O novo Flash, o Caçador de Marte e o novo Lanterna Verde são alguns. Eles também são perseguidos pelo governo, que os teme e busca controlar esses novos personagens.

Alheio a tudo isso, o Centro, uma entidade antiga e muito poderosa, decide que vai se erguer e acabar com a humanidade. Ela já tomou algumas vidas, está afetando mentalmente as pessoas mais sensíveis. Cultos fazem sacrifícios humanos em sua homenagem. O Centro só aguarda o momento certo de aparecer. O embrião de uma nova sociedade vai precisar se formar. Uma liga…

DC A nova Fronteira, por Darwyn Cooke
Todos reunidos para enfrentar o inimigo

A história é muito boa, a arte de Darwyn Cooke é fantástica, e a maneira com que ele consegue usar todo o universo DC Comics é espantosa. Todo mundo faz uma ponta, nem que seja minuscula. Aparecem os Perdedores, conhecemos a origem dos Desafiadores do Desconhecido, os Facões Negros ou Adam Strange. Outros personagens aparecem antes de se tornarem sua persona heroica, como o dr. Ray Palmer (o Átomo) e Jack Rider ( o Rastejante).

Uma HQ com uma história e uma arte muito boa é sempre recomendável. Agora, para pessoas que já estão mais familiarizadas com o universo DC como um todo, com a história americana e com a história dos quadrinhos, DC: A Nova Fronteira vai ter ter um sabor especial.