Em apoio à produção nacional e em incentivo a jovens autores, o Social Comics, streaming que funciona como o Netflix dos Quadrinhos, acaba de disponibilizar quatro obras de Camilo Solano, incluindo o lançamento Desengano, de 2015. Segundo Robert Crumb, um dos maiores cartunistas do mundo e responsável pelo prefácio da obra, “tem uma energia nova, criativa e empolgante florescendo no Brasil atualmente, e essa energia fervilha em cada página desse quadrinho existencial”.
Artista independente em plena ascensão, o paulista Camilo Solano traz do berço o gosto por contar histórias, transparecendo peças-chave de cotidiano interiorano em suas obras. Em Desengano, apesar de serem fictícios, todos os personagens são cheios de traços autobiográficos. Trata-se da história de um rapaz introspectivo que viaja sozinho de São Paulo para o interior a fim de fugir do Carnaval e da folia da cidade grande.
Formado em Design Gráfico pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Bauru, SP, sua primeira obra independente nasceu justamente na época da faculdade. Inspiração – deixa entrar Sol nesse porão (2013) teve seus primeiros traços feitos no primeiro ano do curso e assim seguiu evoluindo até ser entregue como trabalho de conclusão. A obra logo lhe garantiu duas indicações ao 26º Troféu HQMIX. Onde eu tavo?, também de 2013, foi seu segundo título, lançado na FIQ – Feira Internacional de Quadrinhos. Em 2014 foi a vez de Captar ser indicada ao 27º Troféu HQMIX.
“A plataforma é fundamental para que minhas histórias cheguem a um novo público. Agora, meus primeiros trabalhos, que já estão esgotados em lojas físicas – e sem previsão para relançamento impresso -, estão acessíveis de uma maneira muito prática”, afirma Camilo Solano.
O artista também já assinou obras em parceria com outros colaboradores, como Captar, com o quadrinista Thobias Daneluz, e Um Cara que Caiu do Céu (e Não Conhecia a Vida), de Charlles Lucena. “Nossos assinantes pediam pelos trabalhos do Camilo, e conseguimos firmar essa parceria de forma bastante ágil. É uma honra para o Social Comics disponibilizar tanto seus primeiros títulos como sua obra mais recente”, comenta Marcelo Bouhid, diretor de marketing do Social Comics.