8 dicas para criar o seu próprio livro durante a quarentena

Divulgação

Dizem que todos deveriam escrever um livro. Se para alguns isso parece bobagem, para outros é um grande desejo, mas também uma dúvida de como fazer.

Atualmente não é preciso ser um profissional para criar o seu próprio livro, é preciso apenas ter uma boa ideia e começar a escrever.

Para dar os primeiros passos e conseguir realizar esse desejo, aproveite o tempo livre da quarentena e confira essas dicas.

1. Trabalhe as ideias para criar seu próprio livro

Divulgação

O primeiro passo é decidir qual será o tema central. Ele pode ser uma história verídica, ficção ou até um livro didático.

Pense a linha a ser seguida, quem será o público-alvo e o que pretende abordar. Anote ideias diversas sem fazer um filtro.

2. Organize as ideias

Divulgação

Conhecendo qual será o tema central, é preciso começar a esmiuçar os temas que serão abordados.

Esse é o momento de começar a fazer um filtro nas ideias, vendo quais delas serão incluídas no livro e em que sequência aparecerão.

Pense em capítulos e em qual deles deseja trabalhar cada ação que pensou para o livro, faça um esboço, mas anda não comece a escrever.

3. Elabore os personagens

Crie os personagens, dê a eles características, entenda como pensam, qual o objetivo de cada um, entre outros.

Isso é essencial para que o personagem não perca sua essência e a história fique perdida.

4. Crie uma rotina

Escrever nem sempre é uma tarefa fácil. Em alguns momentos parece que a ideia vai embora, enquanto em outros elas flui.

Reprodução/Getty

Separe um tempo no seu dia para que possa escrever e estabeleça algumas metas. Pode ser criar duas ou três páginas do seu livro.

Não pense que em um dia escreverá metade dela porque isso não é uma verdade.

5. Reescreva sempre que preciso

Pode ser que algum trecho não esteja bom ou que mudou de ideia em relação ao rumo da história. Provavelmente isso acontecerá com certa frequência.

Divulgação

Não tenha receio em reescrever algumas páginas ou até mesmo um capítulo inteiro, pois isso faz parte do processo criativo de criar seu próprio livro e ajuda no resultado final.

6 . Peça opinião e saiba ouvir

É importante saber o que os outros estão achando sobre o livro, assim saberá se está indo no caminho certo.

Divulgação

Peça para que alguém de confiança veja o que já foi produzido e dê a opinião. Seja receptivo para aceitar críticas e use-as para melhorar o seu trabalho.

7. Revise e edite seu livro

Antes de finalizar o trabalho é preciso conferir se está tudo certo. Releia tudo o que foi feito e aproveite para fazer as revisões.

Divulgação

Melhore o layout, separe os capítulos em páginas diferentes e, se preciso, conte com a ajuda de um profissional.

8. Crie uma capa

Para finalizar o seu livro é preciso pensar em uma capa que consiga dar uma ideia do que será encontrado nele.

Mesmo que não tenha grandes habilidades, existem programas que permitem fazer montagem de fotos grátis online e ajudam a dar o visual que você espera sem exigir muito conhecimento nessa área.

Divulgação

A quarentena, apesar de ser um momento de atenção e cuidados com a saúde, pode ser uma ótima oportunidade para criar seu próprio livro e libertar a sua criatividade.