Dicas de livros sobre alimentação Dicas de livros sobre alimentação

4 livros que farão você repensar sua alimentação

Divulgação

A alimentação é um dos assuntos mais interessantes para se aprofundar através de leituras, já que há muitos pontos a se entender na gastronomia: o histórico, o cultural, o nutricional, o físico, entre outros. Por isso, separamos uma série de livros sobre o tema que te farão entender o passado e o presente da alimentação, abrindo possibilidades para transformar o futuro e repensar todos os seus hábitos alimentícios.

Se você se interessou e quer se aprofundar ainda mais, confira nossa lista de programas gastronômicos disponíveis na Netflix!

Em defesa da comida – Michael Pollan

O próprio autor classifica este livro como um manifesto em prol de uma alimentação verdadeira. Pollan investiga e denuncia todo o ciclo da indústria alimentícia atual, que faz com que nossa alimentação seja baseada em alimentos processados. Entendendo essa cadeia, é possível perceber o motivo pelo qual algumas das maiores causas de morte dos dias atuais sejam doenças relacionadas aos hábitos alimentícios. As reflexões do livro têm um forte poder de te fazer mudar seus costumes.

Nutrição: conceitos e controvérsias – Frances Sizer e Eleanor Whitney

4 livros que farão você repensar sua alimentação

Uma ótima maneira de repensar a alimentação é entender todos os processos biológicos que ocorrem em nosso organismo a partir de cada comida que ingerimos. E é esta a grande colaboração desse livro, que explica em detalhes, mas com linguagem fácil de entender, o papel de cada nutriente presente em nossa alimentação. Assim, você irá pensar duas vezes antes de comer certas coisas e, com certeza, passará a priorizar alguns tipos de alimentos em suas refeições.

Para a nutricionista Romina Cerutti, autora do Saudável & Forte, essa é uma leitura essencial para todos aqueles que querem uma vida melhor: “A informação é essencial para uma boa alimentação. Muitas vezes, as pessoas nem sabem o que há por trás de cada alimento que comem e muito menos o que eles provocam no organismo. Se todos soubessem esses detalhes, com certeza o número de doenças causadas por hábitos alimentares seria bem menor”, enfatiza.

História da alimentação – Massimo Montanari e Jean-Louis Flandrin

4 livros que farão você repensar sua alimentação

“História da alimentação”, como o nome diz, é uma enorme retomada de todos os fatores sociais e antropológicos que construíram os nossos hábitos alimentares atuais. O livro acompanha a humanidade desde a pré-história e, por isso, é uma leitura muito grande, porém enriquecedora, pois uma das melhores formas de pensar em nossos costumes é entender o que nos fez chegar até eles.

O terceiro prato – Dan Barber

4 livros que farão você repensar sua alimentação

Se o livro anterior retomava o passado, “O terceiro prato” traz ao leitor reflexões sobre o futuro da alimentação, através de um exercício imaginativo sobre o que estaremos comendo daqui a 35 anos. O autor defende uma mudança em toda a estrutura da alimentação mundial, de forma que a cadeia produtiva seja mais sustentável e os alimentos sejam mais saudáveis, melhorando a qualidade de vida da população e não prejudicando o planeta.