Quem gosta de jogos eletrônicos já deve ter escolhido, ao menos uma vez, uma franquia preferida. As franquias são como selos de identidade, que mostram muito além da preferência dos jogadores. Uma franquia é o que motiva jogadores a criar comunidades de milhares de fãs ao redor do mundo, apaixonados pelos personagens e enredos.
Por isso, todo estúdio de criação de jogos quer emplacar uma franquia, porém, não é nada fácil. Para criar boas franquias é preciso possuir um enredo envolvente, personagens que gerem conexão com os jogadores, gráficos de última geração, efeitos visuais encantadores, além de uma série de recursos e requisitos de uma lista que não para de crescer.
Há vários jogos que podem ser divertidos para jogar, desde jogos para celular e jogos de cripto, até jogos eletrônicos. Porém, apenas uma franquia faz com que os jogadores queiram jogar todos os jogos da assinatura. Esse é o verdadeiro valor de uma franquia: a ligação que ela cria com os jogadores que se tornam leais seguidores.
As primeiras franquias de jogos
Tudo começou quando um pequeno italiano, com um bigode grosso, e seus amigos, chegaram às telas de milhares de casas ao redor do mundo. Mario Bros é a primeira – e maior – franquia de sucesso do universo dos jogos eletrônicos. Depois dela, vieram muitas outras franquias de sucesso, como Resident Evil, Assassin ‘s Creed, Grand Theft Auto, entre outras. Cada uma com personagens e enredos únicos.
Apesar das diferenças entre cada uma delas, essas franquias de sucesso tinham algo em comum: todas foram criadas e desenvolvidas por vários estúdios. Sim, uma mesma franquia acaba passando por mais de um estúdio de criação. Esse foi o caso, por exemplo, de Mario Bros. Com quase 40 anos de história, a franquia já passou por mais de 10 estúdios.
Nintendo Research & Development, ‘’braço’’ de desenvolvimento de jogos da Nintendo, é a sua criadora original, porém, teve muitos de seus jogos criados pela Choice Softwares, Hamster Corporation, Ocean Softwares, e tantas outras desenvolvedoras de jogos do Japão. Afinal, são tantos anos de caminhada que fica impossível uma única empresa criar todos os jogos.
Cada estúdio insere novas ideias
A ideia central por trás da criação de vários jogos de uma única franquia por vários estúdios e desenvolvedores é, basicamente, criar uma identidade nova para cada jogo. Ao variar a forma com a qual os jogos são criados, as proprietárias das franquias abrem espaços para novas inserções de personagens, melhorias no enredo, e até mesmo nos gráficos e recursos computacionais. É uma estratégia que vem sendo seguida por muitas proprietárias de jogos de sucesso.
Agora esse formato de criação colaborativo tem se estendido para novos jogos, como Battlefield 2042, que está sendo construído por várias desenvolvedoras. Cada uma das desenvolvedoras é responsável por uma criação, desenvolvendo novidades e uma assinatura única para cada um dos recursos. Desse modo, o jogo sai da monotonia que podem atingir os jogos criados por uma única equipe.