Novo Switch OLED Novo Switch OLED

Switch OLED conheça o mais novo console da Nintendo!

Divulgação

Semana passada, tivemos o lançamento do mais novo console da gigante japonesa, que criou os jogos mais clássicos na história dos videogames: o Switch OLED. Ele é a nova versão do console que está no mercado desde 2017.

Porém, quais são as novidades desse modelo atualizado? Ele é o famigerado Nintendo Switch Pro que os rumores tanto falavam? Vale a pena esperar seu lançamento ou então aproveitar a desvalorização dos modelos atuais quando essa nova versão estrear? Vamos comentar tudo que precisa saber para decidir se o Switch OLED vale a pena ou não.

Quais as novidades do novo console da Nintendo?

Obviamente que o principal chamativo do console é justamente a nova tela de OLED, maior do que a versão anterior, agora com 7 polegadas (o modelo original tem uma tela de 6,2). Porém a resolução continua a mesma 1080p x 720p, o que foi uma grande decepção para aqueles que estavam esperando um console mais potente e que trouxesse o esperado 4K ou então os 60fps. Nada disso, infelizmente.

Agora ele tem uma base com altura ajustável, áudio melhorado, o dobro de memória da versão anterior, contando agora com 64GB. E para alegria de muitos, finalmente há uma entrada para cabo LAN direto no dock (atualmente é necessário um adaptador). Por fim, tem uma bateria que promete durar entre 4,5 horas até 9 horas.

Mas então qual a diferença entre uma tela OLED e a convencional LCD? Basicamente significa maior contraste, ou seja, um preto mais forte e um branco mais evidente. Isso destaca muito mais as cores e contornos nos jogos. Além disso, essa nova tecnologia permite uma duração maior da bateria e também um toque responsivo melhor do que a versão anterior.

Vale a pena investir no novo Switch OLED?

Essa é uma pergunta que não tem uma resposta fácil, pois depende do que é mais importante para você: gráficos e resoluções, potência de hardware, jogos mais hardcores ou então jogabilidade e franquias únicas com uma proposta diferenciada de gameplay? Se você curte as franquias clássicas da Nintendo, pode ser uma boa escolha, até mesmo o console original (que provavelmente vai sofrer uma queda de preço quando o novo for lançado).

O novo Switch OLED tem previsão de lançamento em 08 de agosto de 2021, entretanto ainda não tem uma data para chegar ao mercado brasileiro.