Para muitos fãs de videogames The Last of Us foi o melhor jogo já feito. Chegando para o Playstation 3 em 2013, o game levou animações, detalhes de primeira linha e fidelidade gráfica às telas, além de um roteiro cativante e que transforma o jogo em um grande filme interativo. O sucesso foi tanto, que quase uma década depois, a sequência The Last of Us – Parte II foi lançada e não houve gamer para colocar defeito.
O jogo segue sendo uma das histórias mais amadas do universo de videogames, com seus personagens sombrios, diálogos densos e criaturas bizarras. Em 2014, Sam Rami tentou levar a história de Joel para os cinemas, mas o projeto nunca chegou a sair do papel e foi esquecido. Felizmente, a HBO insistiu em uma adaptação live-action, anunciada em novembro de 2020.
Quem ficará responsável?
Neil Druckman, o escritor e diretor criativo de The Last of Us e The Last of Us II, estará envolvido no projeto e é um dos criadores da série. Ele dividirá as funções com Craig Mazin ( Chernobyl ) como escritor, produtor executivo e diretor. O primeiro episódio da série foi dirigido por Kantemir Balagov, Ali Abbasi, Peter Hoar e Jasmila Zbanic . O músico vencedor do Oscar, Gustavo Santaolalla, também se juntou à produção.
A história de The Last of Us
O cenário aqui se passa 20 anos depois que uma espécie de fungo cordyceps infecta a humanidade, transformando aqueles que inalam seus esporos tóxicos em seres infectados animalescos semelhantes a zumbis. O protagonista é vivido por Joel, um gângster que habita uma zona de quarentena em Boston, Massachusetts – um dos poucos locais da civilização que ainda vive sob lei marcial. Para sobreviver, Joel rouba, negocia, contrabandeia e intimida pessoas diariamente.
O ritmo da produção toma forma quando Joel é forçado a contrabandear uma criança chamada Ellie para fora da zona de quarentena. Ela não queria um pai e ele não queria uma filha, mas juntos precisam enfrentar uma jornada brutal e dolorosa cruzando os Estados Unidos.
Enfim, o trailer
Neil Druckmann deixou claro que partes da série podem e serão diferentes de The Last of Us. Segundo ele, alguns de seus episódios favoritos se desviaram bastante da história, com diálogos dos jogos nos roteiros da HBO. Semelhanças e diferenças já puderam ser vistas no primeiro trailer oficial da série, lançado em 26 setembro de 2022, conhecido como The Last of Us Day pelos fãs.
O vídeo de dois minutos e meio oferece aos fãs inúmeros easter-eggs e referências do jogo, como a lendária música “Take on Me”, do A-ha, tocada por Ellie no violão no game.
Os personagens e o elenco de The Last of Us
Joel será interpretado pelo queridinho de Hollywood, Pedro Pascal. A série da HBO teria sido responsável, inclusive, pelo atraso na produção da terceira temporada de The Mandalorian, protagonizada por Pascal. Bella Ramsey ( Game of Thrones ) viverá Ellie, uma garota de 14 anos que só conheceu a vida sob a lei marcial na zona de quarentena. É ela que Joel precisa contrabandear para uma facção de humanos que opera independentemente nos Estados Unidos, uma organização não governamental chamada de Vagalumes.
A parceira de Joel, Tess, será vivida por Anna Torv, enquanto a líder dos Vagalumes, Marlene, será reprisada por sua atriz dos games, Merle Dandridge. Gabriel Luna será o irmão mais novo de Joel, Tommy , e Nico Parker viverá a filha biológica de Joel, Sarah. O elenco de The Last of Us ainda é completo por Jeffrey Pierce, que dublou o irmão de Joel nos jogos, mas na série está escalado como um novo personagem original. Murray Bartlett e Nick Offerman foram anunciados como Bill, um louco por sobrevivência que mora nos subúrbios, e Frank, parceiro de Bill.
Storm Reid foi anunciado para interpretar o papel de Riley Abel, a melhor amiga de Ellie e mais tarde interesse amoroso. Lamar Johnson será como Henry, Keivonn Woodard interpreta Sam, Graham Greene viverá Marlon, Elaine Miles será como Florence e Melanie Lynskey estará interpretando Kathleen.
A primeira temporada
Nove episódios compõe a primeira temporada de The Last of Us. A duração ainda não foi especificada, mas certamente teremos muito espaço para contar a história. O seriado está entre os programas de TV mais caros já feitos e os primeiros relatórios estimam que o orçamento chegará a US$ 10 milhões por episódio.
As filmagens do primeiro episódio da série terminaram em agosto de 2021 e a produção foi encerrada em junho de 2022. O lançamento está previsto para este domingo, 15 de janeiro de 2022, às 21h ET / PT.