Downloads de Aplicativos para Celular Aumentaram Downloads de Aplicativos para Celular Aumentaram

Downloads de Aplicativos para Celular Aumentaram na Quarentena: Entenda!

Reprodução/Pexels

Cresce o Número de Downloads de Aplicativos para Celular durante a Quarentena

smartphones
Reprodução/Unsplash (Christian Wiediger)

Os aplicativos – popularmente chamados de apps – são parte essencial no funcionamento dos smartphones, já que eles permitem facilitar a vida do usuário na execução das mais diversas tarefas, desde o envio de mensagens para amigos e família até a realização de transações bancárias.Tudo que você precisa para download é de um celular e uma boa conexão com a internet (Conheça a Cobertura TIM).

Seja para o sistema iOS ou Android, a busca por downloads nas lojas de aplicativos tem crescido muito durante a pandemia: em função da quarentena, as pessoas acabam passando mais tempo on-line e consequentemente procurando e baixando mais apps.

Quer saber mais sobre o crescimento dos downloads de aplicativos na quarentena? Então continue lendo este post!

Categorias de apps mais baixados

Se antes as categorias de aplicativos mais baixados na App Store e Google Play eram dominadas por apps de jogos e entretenimento, durante a quarentena elas mudaram consideravelmente de perfil. Os usuários passaram a buscar muito mais apps com funções relacionadas ao momento da pandemia, tais como:

Delivery: iFood, Uber Eats, Rappi;
Comunicação: Zoom, Google Meet, Skype;
Educação: Duolingo, QuizUp, Coursera;
Bem-estar: Apps de yoga, meditação e fitness;
Serviços públicos: FGTS, Caixa Tem, CNH, dentre outros.

Brasil no ranking de usuários

De acordo com dados divulgados pelo Google sobre sua atuação no Brasil, o país já faz parte do top 10 das regiões que mais geram receita em aplicativos de smartphone no mundo. E, ao que tudo indica, ainda devemos subir algumas posições no ranking, chegando ao 7° lugar até 2024.

Além disso, o Brasil segue no top 5 em número de downloads de aplicativos nas lojas oficiais. Apps de lojas não oficiais não foram contabilizados para este levantamento.

Apps de serviço público
Reprodução/Pexels (PhotoMIX Company)

Apps de serviço público

Com as novas configurações econômicas do Brasil durante a pandemia, muitos brasileiros estão baixando e descobrindo os apps de serviços públicos. Os beneficiários de auxílios governamentais, por exemplo, passaram a utilizar apps como o Caixa Tem e FGTS (ambos da Caixa Econômica Federal).

Com a expansão do mercado e as facilidades mobile, os apps de serviços públicos já consolidaram sua importância no dia a dia dos brasileiros e devem permanecer nos smartphones de boa parte da população mesmo depois do fim da quarentena.

Quais os cuidados necessários ao baixar apps?

Para baixar aplicativos em seu celular de forma segura e evitar cair em golpes, phishing e malwares, é importante tomar alguns cuidados:

• Sempre verificar a procedência dos aplicativos nas lojas oficiais e nunca baixar nenhum app que tenha vindo de sites suspeitos.
• Conferir os comentários e avaliações de usuários anteriores do app. Caso haja muitas reclamações, repense a instalação em seu dispositivo.
• Mantenha-se protegido! Não são apenas os desktops que sofrem com invasões de hackers e cibercriminosos: os smartphones também são alvo de ações mal-intencionadas. Tenha sempre um antivírus para android ou iOS para garantir a segurança de seus arquivos e informações.

Seguindo estas dicas você pode aproveitar ao máximo os apps do seu smartphone, ficando completamente protegido de possíveis ameaças.

Quais os apps que você mais tem usado durante a quarentena? Compartilhe com a gente nos comentários!