Will Smith deixa a Academia do Oscar após tapa em Chris Rock Will Smith deixa a Academia do Oscar após tapa em Chris Rock

Will Smith deixa a Academia do Oscar após tapa em Chris Rock

Divulgação/ABC

Segundo informações da Variety, Will Smith optou por deixar a Academia após toda a polêmica envolvendo o tapa no ator e comediante Chris Rock. Vencedor do Oscar por King Richard: Criando Campeãs, o ator já corria o risco de ser expulso ou suspenso pela organização.

“Respondi diretamente ao aviso de audiência disciplinar da Academia e aceitarei integralmente todas e quaisquer consequências por minha conduta. Minhas ações na apresentação do 94º Oscar foram chocantes, dolorosas e imperdoáveis. A lista daqueles que machuquei é longa e inclui Chris, sua família, muitos dos meus queridos amigos e entes queridos, todos os presentes e o público global em casa. Eu traí a confiança da Academia. Privei outros indicados e vencedores de sua oportunidade de celebrar e ser celebrado por seu trabalho extraordinário. Estou de coração partido. Quero colocar o foco de volta naqueles que merecem atenção por suas realizações e permitir que a Academia volte ao incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema. Portanto, estou me demitindo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e aceitarei quaisquer outras consequências que o Conselho considere apropriadas”, disse Will Smith para o Deadline.

Enquanto estava apresentando o Oscar de Melhor Documentário, o comediante Chris Rock fez uma “piada” chamando a atriz Jada Pinkett Smith (esposa do Will Smith) de G.I. Jane, uma referência ao filme Até o Limite da Honra, estrelado por Demi Moore. Na história, a personagem de Moore raspa o cabelo para entrar no time de fuzileiros navais. Acontece que Jada tem alopecia, uma condição autoimune que fez ela perder o cabelo. Will Smith não gostou da brincadeira e deu um tapa no comediante ao vivo.