Os super soldados criados no Universo Cinematográfico Marvel

Divulgação

O Universo Cinematográfico Marvel está cheio de indivíduos poderosos, mas aqui estão todos os personagens que receberam poderes do soro do supersoldado. Em mais de uma década de filmes do MCU, as origens de heróis e vilões aconteceram de várias maneiras. Thor nasceu com poderes, o Homem de Ferro e Homem-Formiga obtêm poderes de roupas especiais, Doutor Estranho aprendeu suas habilidades e personagens como Capitã Marvel e Feiticeira Escarlate receberam poderes de das Joias do Infinito.

Uma das origens mais comuns, no entanto, é o uso do soro do supersoldado. Desenvolvido por Abraham Erskine ao longo de sua vida, as perspectivas de um soro que poderia dar a alguém habilidades sobre-humanas fizeram dele um alvo de Adolf Hitler. Embora ele tenha sido forçado a completar a fórmula para os nazistas, os experimentos não foram como o planejado. Erskine foi preso por seu fracasso, mas mais tarde resgatado por Peggy Carter, que ajudou a torná-lo um aliado dos Estados Unidos. Foi em 1943 que o soro do supersoldado finalmente foi aperfeiçoado e ficou pronto para uso. Versões do soro foram usadas para criar super soldados no MCU.

O sucesso do soro de Erskine provocou cópias e outras tentativas de criar super soldados. Extremis e a fórmula de Calvin Zabo são apenas alguns soros de concessão de poder que tentaram replicar o de Erskine, mas não usaram diretamente sua ciência. Bruce Banner chegou perto de replicá-lo, mas adicionou radiação gama à mistura, levando-o a se tornar o Hulk. No entanto, o soro do supersoldado de Erskine é responsável pela criação de alguns dos personagens mais antigos e proeminentes do MCU – e ainda pode desempenhar um papel na Fase 4 e além. Aqui estão todos os super soldados criados pelo soro de Erskine.

Capitão América

Divulgação

Steve Rogers foi o primeiro caso de sucesso do soro do supersoldado de Erskine. Após um rigoroso processo de avaliação, Steve foi escolhido para passar pela operação experimental para obter habilidades sobre-humanas. A fórmula de Erskine e a câmara de Howard Stark funcionaram com perfeição. Steve emergiu da câmara vários centímetros mais alto e mais musculoso, com o soro dando a ele super força e mais presentes físicos. Agora ele podia correr mais rápido do que o humano médio (mas não tão rápido como o Mercúrio), tinha reflexos melhores e cura ainda mais rápida.

Embora inicialmente tenha se vestido apenas com o uniforme vermelho, branco e azul para performances, Steve mais tarde se aventurou em combate por conta própria para tentar salvar seu melhor amigo, Bucky Barnes. O Capitão América ficaria congelado no gelo por quase 70 anos depois de derrotar o Caveira Vermelha apenas para acordar nos anos 2010 e se tornar um membro dos Vingadores. Ele passou os próximos anos de sua vida salvando o mundo em várias ocasiões antes de decidir envelhecer com Peggy Carter no final de Vingadores: Ultimato.

Caveira Vermelha

Divulgação

Johann Schmidt foi a cobaia de teste original do soro do supersoldado de Erskine. Schmidt foi o responsável pela supervisão da pesquisa de Erskine quando ele foi forçado a trabalhar para a Hydra e viu o soro do supersoldado como a resposta para seus problemas. Ele queria ser mais poderoso como parte de sua busca para obter o Tesseract e pensou que o soro tornaria isso possível. No entanto, Erskine não teve tempo ou recursos adequados para completar sua fórmula e se recusou a cooperar com os desejos egoístas de Schmidt. Em vez de esperar, Schmidt forçou Erskine a entregar uma versão inicial do soro e o injetou nele mesmo.

A versão inicial do soro de Erskine deu a Schmidt força sobre-humana, mas também mudou sua aparência física. Como resultado dos efeitos colaterais ele perdeu o cabelo, a pele ficou vermelha e seu rosto ficou deformado, parecendo com o de uma caveira – daí o seu novo nome Caveira Vermelha. Apesar de sua super força, o Caveira Vermelha não utilizava suas habilidades físicas com tanta frequência, embora ele tivesse entrado em uma luta com o Capitão América, antes do Tesseract o transportar para Vormir.

Bucky Barnes

Divulgação

Bucky Barnes se tornou um super soldado graças a experimentos feitos nele pela Hydra durante a Segunda Guerra Mundial. Ele se tornou prisioneiro de guerra e durante o período foi objeto de experimentos de Arnim Zola. Barnes foi submetido a alguns testes iniciais durante sua captura, mas foi encontrado novamente por Zola depois que foi considerado morto em batalha após cair nos Alpes. A queda resultou na perda de um dos braços, então Bucky recebeu um membro substituto feito de vibranium, foi aí que Zola deu a ele uma versão do soro do supersoldado para torná-lo o assassino letal da Hydra conhecido como Soldado Invernal.

Enquanto Hydra fazia uma lavagem cerebral em Bucky, ele se envolveu em vários momentos significativos na história do MCU. Foi somente quando Bucky viu Steve novamente durante os eventos de Capitão América: O Soldado Invernal que sua memória começou a voltar para ele. Ele lutou para abandonar a programação da Hydra, mas conseguiu fazê-lo com a ajuda da tecnologia de Shuri em Wakanda. Ao contrário de muitos outros super soldados do MCU, ele ainda tem um futuro graças a um papel de protagonista na série do Disney+, Falcão e o Soldado Invernal.

Os outros Soldados Invernais

Divulgação

Bucky não era o único beneficiário do programa de soldados invernais da Hydra. Flashbacks em Capitão América: Guerra Civil mostraram que vários assassinos foram treinados durante as décadas de 1990 e 2000 para obedecer aos comandos da Hydra. Todos eles foram aprimorados com uma versão do soro do supersoldado derivada de amostras que Howard Stark possuía antes de Bucky o matar. No entanto, o impacto dos outros soldados é limitado no MCU – quando eles se revoltaram contra a Hydra, foram colocados no gelo. Foi apenas em 2016 que o Barão Zemo encontrou o local onde foram mantidos e matou os outros cinco soldados para que não pudessem ser usados ​​novamente.

Emil Blonsky

Divulgação

Emil Blonsky é outro super soldado criado a partir de uma cópia do soro de Erskine. Como um comandante de operações especiais mais velho, Blonsky estava ansioso para melhorar seu corpo, para que fosse combinado com a mente de alguém com seus anos de experiência. O General Thunderbolt Ross ajudou Blonsky a receber uma injeção do soro, concedendo a ele o conjunto habitual de habilidades sobre-humanas. Ele só conseguiu usar esses poderes algumas vezes quando seu primeiro encontro com o Hulk quase o matou. O desejo de Blonsky por mais poder o levou também a ser exposto à radiação gama, que o transformou na abominação. Ele está sob custódia da S.H.I.E.L.D. há mais de uma década.

Isaiah Bradley

Divulgação

Um dos super soldados que supostamente estará chegando ao MCU muito em breve é ​​Isaiah Bradley. Ele é o Capitão América negro original nos quadrinhos e supostamente aparecerá em Falcão e o Soldado Invernal. Nos quadrinhos, Bradley estava entre os 300 afro-americanos que o Exército dos Estados Unidos usou para tentar replicar o soro do supersoldado de Erskine. Bradley foi um dos poucos participantes do teste a sobreviver aos experimentos e continuou reivindicando o manto do Capitão América por um curto período de tempo. Ele será incluído em Falcão e o Soldado Invernal, pois os personagens principais aprendem mais sobre a tentativa dos Estados Unidos de criar outro Capitão América e a história desconhecida desses esforços.

Capitão América: O Primeiro Vingador está disponível no Telecine Play, Claro Vídeo e Prime Video
Capitão América: O Soldado Invernal está disponível no Claro Vídeo, Prime Video, Telecine Play, Globo Play e Netflix.
Capitão América: Guerra Civil está disponível na Netflix.
Vingadores: Ultimato está disponível no Prime Video.
Falcão e o Soldado Invernal deve chegar ao Disney+ ainda em 2020.