Sebastian Stan Sharper Sebastian Stan Sharper

Saiba tudo o que o Soldado Invernal fez entre Capitão América 1 e 2

Divulgação

As façanhas de Bucky Barnes (Sebastian Stan) como o Soldado Invernal nas décadas entre Capitão América: O Primeiro Vingador e Capitão América: O Soldado Invernal são algumas das mais notórias da história do MCU. No entanto, apesar de suas más ações (que ele realizou sob lavagem cerebral e se arrepende profundamente), Bucky é um personagem amado entre os fãs do Universo Cinematográfico Marvel. Em breve, ele retornará em Falcão e o Soldado Invernal, ao lado de Sam Wilson, também conhecido como Falcão (Anthony Mackie).

Como visto em Capitão América: O Primeiro Vingador, o sargento James Buchanan “Bucky” Barnes nasceu em 1917 e cresceu como o melhor amigo (e protetor ocasional) de Steve Rogers (Chris Evans). Bucky se alistou na Segunda Guerra Mundial, mas enquanto atuava no 107º Regimento de Infantaria, Steve se ofereceu para o Programa de Super Soldados da Reserva Científica Estratégica. Após o experimento para criar uma nova geração de super soldados ter tido um sucesso, a Hydra atacou o programa e matou o inventor do soro que criava super soldados, Dr. Abraham Erskine (Stanley Tucci). No entanto, Rogers emergiu do experimento aprimorado e ele assumiu o nome de Capitão América. Depois que Steve entrou no cenário europeu da guerra, ele resgatou o 107º Regimento capturado pela Hydra e se reuniu com Bucky, que havia sido objeto de experimentos do Dr. Arnim Zola (Toby Jones). O Capitão América liderou Bucky e o Comando Selvagem em uma série de missões contra Hydra, até que Bucky foi perdido durante uma missão nos Alpes Austríacos em 1945.

Divulgação

Depois que Bucky foi considerado morto, o próprio Capitão América ficou congelado entre 1945 e 2012. Depois que Steve foi revivido no século 21, ele se juntou aos Vingadores e a S.H.I.E.L.D., respectivamente. Em 2014, Capitão América: O Soldado Invernal, Steve ficou chocado ao descobrir que Hydra havia se infiltrado na S.H.I.E.L.D. desde a sua criação e que o agente da Hydra conhecido como Soldado Invernal era na verdade Bucky, que também sobreviveu à Segunda Guerra Mundial. Steve fez de sua missão pessoal resgatar Bucky e restaurar sua verdadeira personalidade; finalmente, o Capitão foi bem sucedido. No entanto, sua lealdade ao seu amigo mais velho dividiu os Vingadores em Capitão América: Guerra Civil, depois que o Soldado Invernal foi enquadrado por Helmut Zemo (Daniel Bruhl) pelo assassinato do rei de Wakanda T’Chaka (John Kani).

Eventualmente, Bucky começou a reconstituir sua antiga personalidade e memórias. Depois de se refugiar em Wakanda (onde ele era chamado de Lobo Branco), Bucky lutou ao lado dos Vingadores contra Thanos (Josh Brolin) e a Ordem Negra em Vingadores: Guerra Infinita. Bucky estava entre os bilhões que morreram graças à ao estalo da Thanos em sua Manopla do Infinito, mas ele foi trazido de volta para lutar e derrotar Thanos ao lado de todos os heróis em Vingadores: Ultimato. No entanto, apesar de suas recentes ações heroicas e seu nobre caminho para a redenção, Bucky teme que ele nunca consiga compensar o mal que foi forçado a cometer pela Hydra como o Soldado Invernal.

Como Bucky Barnes se tornou o Soldado Invernal

Divulgação

Quando Bucky caiu no rio Danúbio, ele sobreviveu por causa dos experimentos de Zola, que havia aprimorado sua fisiologia. Infelizmente, o braço esquerdo de Bucky foi arrancado durante a queda. Ele foi encontrado por soldados soviéticos, que o entregaram à divisão soviética da Hydra. Zola continuou a fazer experimentos em Bucky para transformá-lo no super soldado da Hydra. Nele foi enxertado um novo braço protético de metal e ele foi submetido a uma lavagem cerebral severa que apagou suas memórias e personalidade, graças a uma máquina de supressão de memória.

Bucky recebeu extenso treinamento de combate e foi transformado em uma arma viva e assassina para Hydra e KGB sob a designação Soldado Invernal. Bucky foi ativado usando uma sequência precisa de palavras-chave: Saudade. Enferrujado. Dezessete. Aurora. Forno. Nove. Benigno. Volta Para Casa. Um. Vagão de Carga. Soldado. A mente de Bucky foi apagada após cada missão e para impedi-lo de envelhecer, ele era rotineiramente colocado em animação suspensa em uma câmara de criostase. Junto com sua fisiologia sobre-humana, isso permitiu a Bucky sobreviver por décadas até o século XXI.

As missões do Soldado Invernal para a Hydra no MCU

Divulgação

Como Soldado Invernal, Bucky realizou mais de duas dúzias de assassinatos para a Hydra e para a KGB nos cinquenta anos seguintes. Como Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) disse a Steve Rogers em Capitão América: O Soldado Invernal, o assassino armado com robótica foi considerado uma história de fantasma e “a maior parte da comunidade de inteligência não acredita que ele exista”.

Talvez a matança mais fatídica que Bucky tenha cometido tenha sido o assassinato de Howard (John Slattery) e Maria Stark (Hope Davis) e o roubo de um suprimento do soro de super soldado em 16 de dezembro de 1991. O Soldado Invernal emboscou os Stark enquanto eles dirigiam em Long Island e causou um acidente com o carro deles. Depois que o Soldado Invernal pegou o soro do carro, ele bateu em Howard, que o reconheceu como “Sargento Barnes”, até a morte com seu braço de metal antes de voltar sua atenção para Maria, que teve o mesmo destino do marido. Bucky então destruiu a câmera que havia gravado o duplo assassinato antes de escapar.

Depois que Bucky retornou às instalações siberianas da Hydra, ele foi usado para treinar a próxima safra de potenciais soldados, pessoas nas quais a Hydra usou o soro de super soldado roubado. Sob as regras da Hydra, se os potenciais soldados invernais pudessem derrotar Bucky em batalha, eles seriam aceitos no programa. No entanto, os novos soldados se mostraram instáveis ​​e causaram tumultos. Eles foram capturados e colocados em criostase permanente, onde permaneceram mesmo após o abandono das instalações da Sibéria. Enquanto isso, a Hydra continuou a usar Bucky como o Soldado Invernal.

Viúva Negra lutou com o Soldado Invernal em 2009

Divulgação

Em 2009, a agente da S.H.I.E.L.D. Natasha Romanoff foi designada para escoltar um engenheiro nuclear para fora do Irã. O Soldado Invernal foi enviado pela Hydra para assassinar o cientista. Romanoff relatou seu encontro com o Soldado Invernal para Steve Rogers: “Alguém atirou nos meus pneus perto de Odessa. Perdemos o controle, fomos em direção a um penhasco. Eu nos tirei de lá, mas o Soldado Invernal estava lá. Eu estava cobrindo meu engenheiro, então ele atirou através de mim.”

Depois que o Soldado Invernal matou com sucesso seu alvo, apesar da proteção da Viúva Negra (deixando-a com uma cicatriz permanente no processo), Natasha foi à caça do assassino misterioso, mas não deu em nada. O Soldado Invernal provou ser mais ilusório do que qualquer pessoa que a Viúva Negra enfrentou até aquele momento e eles não se encontraram novamente até Bucky Barnes ser liberado pela Hydra em Capitão América: O Soldado Invernal.

Capitão América: O Primeiro Vingador está disponível no Telecine Play, Claro Vídeo e Prime Video
Capitão América: O Soldado Invernal está disponível no Claro Vídeo, Prime Video, Telecine Play, Globo Play e Netflix.
Capitão América: Guerra Civil está disponível na Netflix.