Matt Shakman, diretor da aguardada produção do filme Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, revelou em entrevista à revista Empire que se inspirou no lendário cineasta Stanley Kubrick para sua abordagem no novo filme do MCU. Shakman explicou que queria que o visual do filme remetesse à estética dos anos 60, e que a direção de Kubrick foi uma grande influência nesse sentido.
A produção do filme foi uma verdadeira fusão entre o clássico e o moderno. Shakman e sua equipe utilizaram lentes antigas, criando uma atmosfera visual que remete a filmes da década de 60. O diretor afirmou que, apesar dessa busca pelo retrô, a utilização de CGI foi essencial para dar vida a alguns elementos do filme.
“Eu realmente queria fazer o filme parecer como se fosse de 1965, da maneira que Stanley Kubrick teria feito. Ainda assim, usamos muito CGI, claro”.
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos marca o início de uma nova era para o grupo de heróis, que é considerado a “primeira família da Marvel” devido ao papel fundamental que desempenhou no início da história dos quadrinhos. Este será o primeiro filme do Quarteto Fantástico produzido pelo Marvel Studios, após a aquisição da Fox pela Disney em 2019. A franquia, que já teve outras versões no cinema, não era produzida há algum tempo.

Em 2015, o estúdio tentou uma nova versão do filme com um reboot dirigido por Josh Trank, que contou com um elenco composto por Miles Teller e Michael B. Jordan. No entanto, o filme teve problemas nos bastidores, sendo amplamente refilmado e resultando em uma produção que foi amplamente rejeitada pela crítica e pelo público. Esse fracasso levou a uma longa espera até que o projeto fosse revitalizado pela Disney e Marvel Studios, com a produção finalmente ganhando forma a partir de 2020.
O elenco de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos traz nomes de peso, com Pedro Pascal (de The Last of Us) interpretando Reed Richards, o Sr. Fantástico, líder do grupo. Vanessa Kirby, conhecida por Missão: Impossível – Acerto de Contas, será Sue Storm, a Mulher-Invisível, enquanto Joseph Quinn (de Stranger Things) viverá Johnny Storm, o Tocha-Humana. Completando a família, Ben Grimm, o Coisa, será interpretado por Ebon Moss-Bachrach, famoso por O Urso e Justiceiro.
O filme também contará com a presença de Ralph Ineson, que viverá o vilão Galactus, e Julia Garner, de Ozark, interpretando uma versão alternativa do Surfista Prateado, chamada Shalla-Bal. Espera-se ainda a presença de Franklin Richards, filho de Reed e Sue, que poderá ter um papel importante na trama. O elenco ainda conta com a participação de Natasha Lyonne (de Boneca Russa), Paul Walter Hauser (de Divertida Mente 2) e John Malkovich (de Quero Ser John Malkovich).